Home Cidades Câmara de vereadores aprova doação de área para construção do Centro de...
fullinterna_3


Câmara de vereadores aprova doação de área para construção do Centro de Diagnóstico Do Câncer em Rondonópolis

| Por Assessoria

Dentre as matérias aprovadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Rondonópolis na sessão desta quarta-feira (29), estão três projetos de autoria do Poder Executivo que versam sobre a doação de áreas para investimentos no setor da Saúde Pública.

Um deles é o Projeto de Lei
no 144, que dispõe sobre autorização ao Município a DOAR ao ESTADO DO MATO GROSSO uma área de 4,0970ha (quarenta mil novecentos e setenta metros quadrados), sob matrícula no. 137.153, denominada “Fazenda Poroxo – área 1-B – desmembrada 02”, localizada na zona urbana do município e comarca de Rondonópolis, para fins de implantação de uma unidade hospitalar.

O outro é o Projeto de Lei no 145, que dispõe sobre autorização ao Município a DOAR ao ESTADO DO MATO GROSSO uma área de 2,0443ha (vinte mil quatrocentos e quarenta e três metros quadrados), sob matrícula no. 137.153, denominada “Fazenda Poroxo – área 1-B – desmembrada 02”, localizada na zona urbana do município e comarca de Rondonópolis, ao Estado do Mato Grosso, para fins de implantação do Centro de Prevenção e Apoio ao Tratamento e Diagnóstico de Câncer.

E o terceiro trata-se do Projeto de Lei no 143, que dispõe sobre autorização ao Município a DOAR ao Instituto de Saúde Santa Rosa, uma área de 2,0724ha (vinte mil setecentos e vinte e quatro metros quadrados), sob matrícula no. 137.153, denominada “Fazenda Poroxo – área 1-8 – desmembrada 02”, localizada na zona urbana do município e comarca de Rondonópolis, ao Instituto de Saúde Santa Rosa, para fins de
implantação uma unidade hospitalar.

Com a aprovação dos projetos pela Câmara de vereadores, agora seguem os trâmites normais de doação aos respectivos órgãos, que deverão dar início à construção do que vai se tornar um pólo hospitalar em Rondonópolis.

A área total de 12 hectares está localizada aos fundos da construção do Centro Político Administrativo (CPA), nas proximidades da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Essa é uma grande conquista não apenas para a população de Rondonópolis, bem como para os moradores dos municípios vizinhos que também serão contemplados com o atendimento médico-hospitalar.

Para a dona Claudia Rosa de Souza, 60 anos de idade, que foi pessoalmente acompanhar a votação dos projetos, é motivo de comemoração.

“ Em 2016 fui diagnosticada com Leucemia (Um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções), e desde então tenho travado uma verdadeira batalha pela sobrevivência. Não tem sido fácil, no início eu ia à Cuiabá uma vez por mês para fazer o meu tratamento, pois aqui em Rondonópolis não tem médico oncologista especializado no meu caso. Agora estou indo a cada três meses na capital e é muito sofrido”, disse dona Claudia que comemorou a aprovação do projeto para a construção do Centro de Diagnóstico do Câncer em Rondonópolis, em favor de todas as pessoas que sofrem como ela.

Quem também comemorou a aprovação dos projetos, em especial do que se refere doação da área para construção do Centro de Diagnóstico do Câncer, foi a dona Ivone Gregol, moradora do Residencial São José em Rondonópolis.

“ Em 2020 eu tive que tirar as mamas por conta do Câncer. Talvez se o meu problema tivesse sido diagnosticado mais cedo eu não teria passado por esse trauma. É por isso que hoje eu estou muito feliz com a aprovação do projeto. Fiz questão de vir aqui pessoalmente acompanhar o trabalho dos vereadores”, disse dona Ivone emocionada.

O que a dona Ivone, a dona Claudia e tantas outras centenas de pessoas aguardam agora, é a celeridade na construção das unidades hospitalares e do centro de diagnóstico para que assim, o sofrimento de outras pessoas seja amenizado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here