Home Cidades Presidentes da Acir e do Sanear realizam primeira reunião de trabalho
fullinterna_3


Presidentes da Acir e do Sanear realizam primeira reunião de trabalho

| Por Eduardo Ramos

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) e a Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (Acir) vão reforçar a atuação conjunta em várias áreas e aprofundar o diálogo para atender demandas coletivas no município. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (09) ao final do primeiro encontro oficial entre a presidente da Acir, Marchiane Fritzen, e o diretor presidente do Sanear, Paulo José Correia.

A reunião foi realizada na sede do Sanear e contou também com outros dirigentes da Acir. Eles conversaram principalmente sobre temas relacionados ao saneamento, como a qualidade da água, a ampliação da rede de esgoto e a realização de obras na região do Distrito Industrial Paulo Cabral (Distrito velho).

Paulo José disse que o município já concluiu o projeto para aplicação de mais de R$ 68 milhões em obras de pavimentação e drenagem para resolver uma demanda antiga naquele distrito industrial. O investimento será feito em parceria com o Governo do Estado e já está em andamento.

“Esta obra não atende apenas os empresários do Distrito Industrial. Ela também vai beneficiar os moradores da região e os nossos colaboradores, que hoje sofrem muito com a condição das vias”, ressaltou Marchiane. “Isso pode resolver muitos problemas e até gerar um aumento na arrecadação de impostos”.

Os dirigentes da Acir e do Sanear também começaram a discutir uma parceria para a realização da edição deste ano da corrida Acir Rondon – que é a segunda maior competição esportiva deste gênero no estado. Eles conversaram ainda sobre questões gerais envolvendo o presente e o futuro da cidade. Uma das pautas foi o risco de impactos negativos com o prosseguimento da ferrovia para o norte do Estado.

“Estamos muito preocupados com os efeitos da subida do terminal da ferrovia. Precisamos de medidas para manter as empresas aqui e tornar Rondonópolis ainda mais atrativa para novos investimentos privados”, destacou Marchiane ao revelar que está trabalhando para que o aeroporto de Rondonópolis seja também utilizado como referência para o transporte de cargas aéreas.

Paulo José disse que compartilha essa preocupação e fez um relato de obras já executadas ou em fase de planejamento. Entre elas, citou a universalização dos serviços de esgoto, coleta de resíduos e água tratada; a pavimentação da avenida W-11, a duplicação do anel viário e a construção do Centro Político e Administrativo (CPA) de Rondonópolis.

As ações visando reforçar a posição do município envolvem ainda a modernização do Plano Diretor, novas parcerias com os governos Estadual e Federal, além da elaboração de políticas fiscais capazes de aumentar a competitividade em relação a outros municípios.

“Nós – poder público, iniciativa privada e o conjunto da sociedade – precisamos nos preparar para estas mudanças. A Prefeitura está fazendo sua parte e temos muito interesse na aproximação com entidades como a Acir. A cidade está acima de nós e precisamos nos unir pois Rondonópolis não pode parar”, reforçou Paulo José.

Ao final do encontro, Paulo José se propôs a atuar como interlocutor entre a Acir e a Prefeitura de Rondonópolis. Ele e Marchiane acertaram uma agenda para dar sequência ao diálogo.

Também participaram da reunião o gerente administrativo da Acir, Robson Neves, a assessora jurídica Dhandara Vilela, o conselheiro Wanderlan Barreto e a empresária Natália Dourado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here