Home Destaque Alunas são vencedoras do 2º Concurso de Redação de Defesa da Igualdade...
fullinterna_3

OAB RONDONÓPOLIS


Alunas são vencedoras do 2º Concurso de Redação de Defesa da Igualdade Racial

| Por assessoria

A Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB de Rondonópolis realizou, na noite desta terça-feira (07), a premiação dos primeiros colocados da II edição do Concurso de Redação de Defesa da Igualdade Racial, que contou com 57 redações avaliadas e é voltado para alunos das escolas públicas Rondonópolis, Pedra Preta e Guiratinga.

Segundo a presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB de Rondonópolis, Ana Carolina de Oliveira Soares, o projeto se consolida na promoção do diálogo da OAB em parceria com a comunidade estudantil, movimentos sociais e a toda sociedade em prol da pauta de Defesa da Igualdade Racial, criando um espaço de aprendizagens e socialização. “Novamente nós fomos muito bem recebidos pelas unidades de ensino, onde levamos mais uma vez para dentro desta comunidade a discussão a respeito da pluralidade de raças, acessibilidade de raças, inclusive essa foi a abordagem da palestra com a presença do juiz auxiliar do STF, Fábio Esteves, quando falávamos ali sobre a acessibilidade de raças, se ela realmente existe e se ocupamos os espaços na sociedade eles de fato estão respeitando, a pessoa negra, o índio e demais raças. E o que estamos fazendo para garantir, e qual é a nossa voz para que estas pessoas participem destes espaços ao nosso lado”, explicou.

O presidente da Subseção de Rondonópolis da OAB/MT, Bruno de Castro, destacou a importância da OAB Rondonópolis também provocar este tipo de diálogo com a sociedade e principalmente com os jovens e adolescentes. “Mais uma vez a OAB Rondonópolis, cumprindo com uma das suas funções, que é a função social, entra nesta temática que precisa ser discutida diariamente. Estamos na segunda edição, que foi lançada na gestão anterior e mantivemos este compromisso, reforçando que é um assunto que deve ser debatido por todos de forma muito séria, pois ainda visualizamos várias situações discriminatórias”, disse.

A aluna Stephanne Sales Roxo, 14 anos, e cursa o 8º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Emanuel Pinheiro de Rondonópolis, foi uma das participantes do concurso e levou o primeiro lugar em sua categoria, com direito a troféu, medalha, certificado e um tablete. “Eu fiz a minha redação me baseando no que eu vejo nos noticiários, no meu dia a dia e com as orientações da professora Ronita Rios, que trouxe este tema para a sala de aula que que nós pudéssemos debater sobre e também com base no que meus pais me ensinaram desde criança, mostrando a realidade das pessoas e me ensinaram a respeitar a todas independente da cor ou da crença”, explicou.

Na categoria para alunos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais uma aluna foi agraciada com o primeiro lugar dentre as redações avaliadas deste segmento, a jovem Júlia Dias Ayado, 16 anos e representou a Escola Estadual Pindorama de Rondonópolis, e exaltou a oportunidade de debater e pesquisar sobre um assunto tão fundamental para a relação das pessoas atualmente. “Foi uma escolha de um tema bem difícil, pois é um assunto complicado de ser tratado na sociedade, só que recebi muita do meu professor-tutor Jesiel Cardoso, que foi importante no auxílio na escolha das palavras, e como eu tinha já um bom entendimento deste assunto pude desenvolver o texto com uma maior facilidade. E como eu sempre estudei muito redação e com a confiança depositada pelo Jesiel consegui elaborar um texto que foi premiado, onde ao ser convidada para participar não pensei duas vezes e estou muito feliz”, explicou Júlia que foi agraciada com  troféu, medalha,  certificado e um tablete.

O concurso contou com a participação movimento social e negro e ideia e o compromisso da próxima gestão da Subseção de Rondonópolis é continuar e fomentar ainda mais o concurso, que tem como público alvo os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, incluindo EJA, assim como aos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa devidamente matriculados na rede pública.

A 2ª edição do Concurso de Redação de Defesa da Igualdade Racial teve como participantes as escolas: Escola Estadual Emanuel Pinheiro, Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Veríssimo da Silva, Escola Plena Silvestre Jardim e Escola Estadual Pindorama, além de escolas de Guiratinga e Pedra Preta.  A ação faz parte do projeto “Pró-igualdade: Direito, Justiça e Sociedade” da 1.ª Subseção de Rondonópolis– OAB/MT.

CATEGORIA I

Medalha de Ouro:  Stephanne Sales Roxo

Tutor(a): Ronita Carinhanha Rios

Escola: Escola Estadual Emanuel Pinheiro

Medalha de prata: Guilherme Lugli Dal Agnol

Tutor(a): Eduardo José M. da Silva

Escola Estadual Militar Tiradentes

Major PM Ernestino Veríssimo da Silva

Medalha de bronze: Joana Marieh Nunes Gomes

Tutor(a): Maria José Vilela Rodrigues

Escola Estadual Militar Tiradentes

Major PM Ernestino Veríssimo

CATEGORIA II

Medalha de Ouro: Julia Dias Ayado

Tutor(a): Jesiel Cardoso

Escola: Escola Estadual Plena Pindorama

Medalha de Prata: Júlia R. Lima

Tutor(a): Maria José Vilela Rodrigues

Escola Estadual Militar Tiradentes

Major PM Ernestino Veríssimo da Silva

Medalha de Bronze: Alinne Ferreira Gomes Souza

Tutor(a): Joémerson de Oliveira

Escola Estadual Plena Silvestre Jardim

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here