No Dia da Árvore, os exemplos de conscientização pela preservação do meio ambiente aliados à cidadania não passaram despercebidos. Em mais uma ação, o Projeto Verde Novo doou 100 mudas de plantas de ipês roxo e amarelo e realizou o plantio na Fundação Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá. A iniciativa, em conjunto com o Pantanal Shopping, proporcionou um dia animado e diferente na rotina dos 90 idosos que moram no local.
A engenheira floretas do Verde Novo, Rosiani Carnaíba explica que com o plantio das mudas, o local será revitalizado proporcionando clima mais ameno na cidade conhecida pelas altas temperaturas, além de dar o charme habitual quando nascem as flores dos ipês.
“As árvores darão o conforto da sombra para o abrigo. Sempre que realizamos as ações, conversamos sobre a importância desse bem tão precioso, orientamos como fazer o plantio correto e principalmente sobre os cuidados que devem ter após plantar as mudas. É esse cuidado que será importante para que a árvore cresça. Essa conscientização é muito importante.”
O diretor do Abrigo Bom Jesus, José Gonçalves Duarte, destacou o significado desta ação, tanto para os idosos quanto para a população cuiabana.
“Acho que é muito importante para chamar atenção de toda sociedade para que possamos preservar nosso meio ambiente. Espero que daqui a alguns anos este muro esteja cheio de flores de ipê. O simbolismo disso aqui é alertar que o meio ambiente é de todos nós e como pessoas temos que ajudar preservar o máximo possível.”
Aos 70 anos, Carlos Etevão Lima, não titubeou diante do sol forte e plantou a árvore em frente a fundação. Na ocasião ele deixou um questionamento. “Quem planta uma árvore pode gozar da sombra dela, dos seus frutos. É importante plantar, mas mais importante é zelar por ela. Precisamos estar sempre cuidando da nossa natureza. O que seria de Cuiabá sem as árvores?”
Esse é um dos objetivos do projeto Verde Novo, arborizar a Capital cuiabana, que já possuiu o título de cidade verde e levar a conscientização ambiental aos mais variados pontos da cidade.
A gerente de marketing Pantanal Shopping, Daniela Rosi falou sobre o significado da atividade realizada no Abrigo Bom Jesus e que contou também com a participação de alguns lojistas. “Uma ação que fala do verde, do cuidado, do respeito ao próximo e com o meio ambiente. A doação das mudas é para reurbanizar a área verde para que eles tenham mais qualidade de vida, mais sombra e que a gente contribua cada vez mais para ajudar o próximo e contribuir para uma cidade mais arborizada.”
Gerente de loja, Alexandre Sampaio classificou a ação como “uma iniciativa de extremo valor. Quero agradecer o Pantanal Shopping e Verde Novo por dar essa oportunidade aos lojistas participarem dessa ação que vem para somar, tanto para quem mora no lar dos idosos, mas também para o meio ambiente como um todo e consequentemente para quem mora em Cuiabá.”
Verde Novo – É um projeto da Justiça estadual, coordenado pelo Juvam, com cooperação técnica do Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde, e conta ainda com o patrocínio do Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O Verde Novo envolve também parceria com a TV Centro América e a Concessionária de Energia Energisa na divulgação das ações.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Foto 1: Imagem horizontal colorida. Rosiani Carnaíba está agachada com regador na mão ajeitando a terra onde uma muda foi plantada. Em pé em voltada dela estão várias pessoas.
Leia matéria sobre outra ação do Projeto Verde Novo no Dia da Árvore:
Dia da Árvore: Verde Novo leva conscientização por meio do plantio a estudantes de escola em Cuiabá.
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT