Home Destaque Prefeito inaugura creche que homenageia mãe do Padre Lothar
fullinterna_3


Prefeito inaugura creche que homenageia mãe do Padre Lothar

| Por

Foi inaugurada oficialmente na manhã desta quarta-feira (14) mais uma unidade de educação infantil, em Rondonópolis, a CMEI – Hildegard Erika Bauchrowitz, localizada na Rua 06 S/N no residencial Padre Rodolfo.

A creche, homenageia e leva o nome da mãe do grande líder político/religioso, e pároco de Vila Operária, padre Lothar Bauchrowitz. O prefeito fez questão de homenagear a genitora do padre, pelos relevantes serviços de ajuda humanitária, prestados às comunidades da região da grande Vila Operária, mesmo de tão distante (Alemanha). 

Descerramento da placa inaugural…

Dona Hildegard tem uma bonita história de luta e determinação para criar os três filhos  sozinha, pois perdeu o marido na primeira guerra e depois enfrentou muitas dificuldades na Alemanha nazista, tendo trabalhado duro como doméstica, e se esforçado para educar os filhos, se tornar professora e continuar a sua luta de trabalho, em favor dos menos favorecidos.

Da Alemanha, dona Hildegard, juntamente a um grupo de abnegados amigos beneméritos, enviava costumeiramente quantias em dinheiro para ajudar com as despesas que o filho padre Lothar tinha aqui na cidade, para manter mais de 40 creches na década de 1980 e 1990, e ainda auxiliar na compra de materiais de construção para construir casas populares para os mais necessitados em regime de mutirão.

Vereadores, secretários municipais, e a comunidade estiveram prestigiando o evento. O filho de dona Hildegard, apesar das limitações de saúde e idade, fez questão de estar presente à solenidade de inauguração e se mostrou muito agradecido pela homenagem que a municipalidade prestou à sua genitora. Ela faleceu aos 91 anos de idade, no dia 07 de novembro de 2001.

NOVA CRECHE

A Creche Hildegard Érika Bauchrowitz é ampla, moderna e possui 10 salas de aulas, com capacidade para atender até 450 crianças de seis meses, a cinco anos e 11 meses de idade, em dois períodos: matutino e vespertino.

Atualmente, segundo o diretor Paulo Roberto de Oliveira, a unidade acolhe 150 crianças, da vizinhança, como os bairros: Jd reis, Jd Sumaré, Jd das Flores, Cidade Natal, a própria Vila Operária e o bairro Padre Rodolfo e já está formando uma nova turma com 20 novas crianças (4º agrupamento).

O diretor explicou um pouco do trabalho na unidade dizendo: “o nosso trabalho aqui tem um diferencial, pois atuamos focados na educação infantil. O nosso processo pedagógico de ensino aprendizado, incentiva a criança a vivenciar o lúdico combinado com instrução, então elas aprendem brincando”, argumentou.

O prefeito José Carlos do Pátio, agradeceu a presença do padre Lothar, bem como a todos presentes e falou sobre a justa homenagem a mãe do amigo e mestre inspirador. Pátio lembrou que ainda na década de 1970 o padre já falava que a maneira mais efetiva de se mudar um país, uma região era através da educação infantil, investindo na primeira infância. Ele até sorriu ao lembrar que infelizmente somente cerca de 40 anos depois o poder público entendeu e voltou a sua atenção para a educação infantil como ele vem fazendo agora.

Por esta razão, o prefeito vem fazendo fortes investimentos na construção de creches na cidade, já chegando a casa das 30 unidades construídas e em construção. 

Prefeito assinando ordens de serviço para construção de novas creches…

Pátio aproveitou a oportunidade, para comunicar o início da construção de mais uma creche na cidade, mais precisamente no residencial Verde teto, e assinou outras duas ordens de serviço para construção de outras duas (02) unidades, desta feita na região do Parque Universitário e Pedra 90.
Ainda durante a solenidade Pátio comunicou que na próxima semana entrega oficialmente duas, das três creches que estão sendo construídas na região do residencial Alfredo de Castro I e II.

“Eu estou muito alegre e muito animado! Estou construindo creches para os filhos dos nossos trabalhadores e não vou parar. O nosso projeto de universalização da educação infantil vai precisar de muita creche e ainda vamos investir mais em áreas de lazer para a população. Eu vejo estes investimentos como qualidade de vida e cidadania”, argumentou.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here