Home Destaque PF invade Shopping Popular em MT e apreende vapes que destroem pulmões
fullinterna_3


PF invade Shopping Popular em MT e apreende vapes que destroem pulmões

| Por

A Polícia Federal, em ação  conjunta com Receita Federal do Brasil, deflagrou hoje a Operação Evali com finalidade combater contrabando e descaminho  de cigarros eletrônicos e seus acessórios. Oito mandados de busca e apreensão são cumpridos  no município de Rondonópolis.

As investigações apontaram  a comercialização ilegal  de produtos de origem estrangeira, trazidos, principalmente, de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, através da malha rodoviária à cidade sul mato-grossense. Desde 2009, os cigarros eletrônicos e seus acessórios têm importação e comercialização proibida por força da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46, de 28 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O nome da operação Evali é alusão a uma lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico, sendo descrita pela primeira vez em 2019, nos Estados Unidos, em usuários de vapes. Acredita-se que tenha relação com um diluente utilizado nesses dispositivos que afetam o pulmão, causando um tipo de reação inflamatória no órgão.

As investigações continuam e os responsáveis poderão ser responsabilizados por contrabando e descaminho. Durante a abertura de uma banca no Shopping Popular de Rondonópolis, um chaveiro sofreu um acidente e foi levado por uma ambulância do Samu a uma unidade hospitalar.

Por se tratar de mercadoria proibida, configura crime de contrabando, o qual está previsto no art. 334-A do Código Penal e a pena para quem o pratica pode chegar a 5 (cinco) anos de reclusão. Já o crime de descaminho, está previsto no art. 334 do Código Penal e refere-se a iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, ou seja, o não pagamento de tributos devidos. Pena podendo chegar a 4 (quatro) anos de reclusão.

Fonte: Folha Max

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here