Home Destaque Agricultura leva feira de pequenos produtores e Vitrine Tecnológica para a 48ª...
fullinterna_3


Agricultura leva feira de pequenos produtores e Vitrine Tecnológica para a 48ª Exposul

| Por

Com o foco voltado para a valorização dos pequenos agricultores familiares, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária ampliou a sua participação na 48ª Exposul que tem início nesta segunda-feira (8). Em um estande montado especialmente para demonstrar que a pequena propriedade rural é viável e tem papel fundamental na garantia da segurança alimentar da população, o público poderá encontrar, desde produtos feitos pelos pequenos agricultores locais, até informações técnicas sobre culturas e alternativas de diversificação da produção rural em pequenas propriedades.

Até o próximo dia 13, quem visitar a Exposul poderá conhecer e comprar diversos produtos feitos por pequenos agricultores familiares locais. A feira da agricultura familiar está instalada no estande da Secretaria de Agricultura e foi formada com o foco na comercialização dos produtos, que vão desde doces diversos, a derivados de leite como queijos, pães, entre outros. Sem nenhum custo para os produtores, a ideia da feira é oportunizar ao público o acesso a produtos vindos diretamente das pequenas propriedades rurais de Rondonópolis com preços acessíveis.

Além do estande com a feira da agricultura familiar, o público da Exposul terá a oportunidade de adquirir conhecimento e informações sobre alguns tipos de culturas e possibilidades de diversificação da produção em pequenas propriedades rurais com baixo custo. Para isso, a Secretaria preparou um espaço externo, chamado Vitrine Tecnológica, onde serão apresentadas culturas, demonstração de piscicultura de alta produtividade, um galinheiro de alta produtividade e uma proposta de irrigação por energia solar.

“A ideia é demonstrar ao público da zona rural e também aos visitantes da Exposul alternativas de produção em pequenas propriedades rurais, com até 20 hectares, com baixo custo, com mão de obra reduzida e com alta produtividade”, explica o gerente do Departamento de Extensão Rural e Projetos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Kássio Gomes Elias.

A Vitrine Tecnológica estará aberta ao público das 8h às 16h todos os dias da Exposul. Além de receber o público em geral, a Vitrine receberá estudantes da zona rural para que conheçam as possibilidades de culturas e projetos alternativos para a produção para pequenas propriedades rurais. “Vamos mostrar como os pequenos produtores podem ampliar a produção com alternativas de baixo custo, demonstrando que as pequenas propriedades não precisam estar presas em uma única cultura e podem ser viáveis”, destaca Kássio.

Na Vitrine Tecnológica, o pequeno agricultor familiar poderá conferir entre as alternativas para diversificar a produção, um projeto de piscicultura de alta produtividade criado para pequenas propriedades rurais; um projeto de um galinheiro com baixo custo, utilização reduzida de mão de obra e elevada produtividade; e, em parceria com empresas locais, um projeto de uma bomba de água de baixo custo, movida com energia solar para a irrigação.

Somente na Vitrine Tecnológica, a Agricultura espera receber, pelo menos, 150 pessoas da zona rural por dia, para que conheçam as alternativas de produção propostas para pequenas propriedades.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here