Home Editorias Cultura Lançamento do livro do haitiano Professor Gabriel
fullinterna_3

CULTURA


Lançamento do livro do haitiano Professor Gabriel

| Por Hermélio Silva
Foto: César Augusto

Aconteceu ontem (13/04) o lançamento do livro “A chegada dos Bon Bagay a Mato Grosso – Brasil”, de autoria do escritor haitiano Professor Gabriel (Adly Gaby), no Hotel Comfort em Rondonópolis.

O livro teve uma calorosa recepção por parte dos convidados, críticos e autoridades presentes ao evento. A mesa de honra foi composta pelo autor, pelo Secretário de Cultura Pedro Augusto, que representou o prefeito, o vereador Adonias Fernandes, a Assessora Pedagógica da Diretoria Regional de Educação professora Isabel Paulina Gonçalves, o Presidente da Academia Rondonopolitana de Letras Professor Paulo Isaac, o professor Rogério Penso, e o escritor Hermélio Silva.

O livro tem 168 páginas, com seis capítulos que conta a história da chegada dos haitianos a Mato Grosso, mostrando à sociedade a cultura, história, religião e vida dos chamados “Bon Bagay”, que são os “sangue bom”, que vêm com o objetivo de trabalhar sem saber da falta de oportunidades que encontram dentro de um país, onde os próprios nativos sofrem com discriminação e racismo.

Adly, é o primeiro brasileiro nascido no Haiti a ser homenageado em uma das Câmaras Municipais, dentre 5.570 municípios brasileiros. Por isso, ele acredita que a sua luta a favor de um país e um estado de igualdade para todos é seu objetivo de luta. O vereador Adonias Fernandes, autor da concessão da honraria e defensor da imigração haitiana no Brasil, disse que é uma honra participar do evento e a encampar a defesa desse povo tão guerreiro.

A professora Isabel Paulina fez um comentário importante dizendo que foi “Uma noite memorável! O autor Adly Gaby nos presenteou com uma retrospectiva histórica, rica em detalhes, símbolos e percepções. O município de Rondonópolis, recebe com muito carinho essa grande obra, que muito contribuirá para a compreensão e pesquisa acerca da chegada do Bon Bagay ao nosso estado”.

A capa do livro tem a assinatura do artista plástico e professor Senio Alves, que fez um bom trabalho focando a chegada do povo haitiano às terras mato-grossenses, pelo ar, terra e água. E, o anfitrião presenteou a obra de arte original da capa ao seu amigo professor Rogério Penso.

“Navega com desenvoltura por campos inóspitos, até porque isso é comum na sua vida, desde sua chegada ao Brasil, onde passou por várias intempéries, mas não recusou nenhum trabalho para se manter e aprender a ser brasileiro”, disse Hermélio Silva, que é o editor do livro.

O Professor Paulo Isaac cita que “Esse livro é muito importante, porque representa uma história recente da imigração no Mato Grosso de uma pessoa que tem uma visão social importante”.

Entre tantas informações e pesquisas atribuídas ao autor, registra-se que é contundente o posicionamento do cardeal católico Nicolás Jesús López Rodríguez, um dos bispos e representantes da igreja católica na República Dominicana, que expressou o seu respaldo a favor do não reconhecimento da nacionalidade dominicana aos filhos de haitianos nascidos naquele país, contrário a Declaração dos Direitos Humanos.

“Superou o esperado. Surpreendi com a recepção de todos e pela representatividade das pessoas ao evento. Tenho muito ainda por fazer”, falou o Professor Gabriel.

 

  1. O. S. Editora

O livro do Professor Gabriel – Adly Gaby é mais uma obra lançada pela E.O.S. Editora, de Rondonópolis.

 

Sinopse

A obra “A Chegada dos Bon Bagay a Mato Grosso – Brasil, de autoria do escritor Professor Gabriel conta a história da chegada dos haitianos a Mato Grosso, que mostra à sociedade a cultura, história, religião e vida dos chamados “Bon Bagay”, que são os “sangue bom”, que vêm com o objetivo de trabalhar sem saber da falta de oportunidades que encontram dentro de um país onde já os nativos sofrem com discriminação e racismo.

 

Onde adquirir o livro

O livro impresso está sendo vendido diretamente pelo autor através do fone/Whats: (66)-9-9609-0082, e em breve pela Amazon, na forma de eBook.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here