Home Destaque Médico alerta sobre a relação do tabagismo com o câncer do colo...
fullinterna_3


Médico alerta sobre a relação do tabagismo com o câncer do colo do útero

| Por Lucas Perrone

Terceiro tipo mais comum no Brasil, o câncer do colo do útero incidiu em 16.710 mulheres, de acordo com projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca). As regiões Norte e Nordeste lideram os percentuais de casos. Já em Mato Grosso, os tumores apareceram em 12,43 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Um fator conhecido para a doença é a infecção por HPV, o vírus do papiloma humano, que pode alterar as células da região. No entanto, o diretor de oncologia do Sistema Hapvida, Alexandre Gomes, faz um alerta para as mulheres fumantes.

Ele lembrou que o tabagismo também eleva o risco de uma pessoa ter esse tipo de doença. “Quanto mais cigarro que se fuma é a maior chance de desenvolver essa neoplasia”, disse o médico.

O diretor explicou ainda que quanto antes a paciente, por meio de exames preventivos, identificar as alterações das células do colo do útero, maior a possibilidade de cura da doença. “Identificado precocemente, a faixa de cura é altíssima”, resumiu o médico.

O tratamento vai desde uma retirada de uma parte do colo do útero acometido, até a retirada total, que pode ser seguido de radioterapia ou quimioterapia.

Alexandre Gomes alertou que é necessário realizar os exames preventivos todos os anos e ainda aconselhou o uso de preservativo, em razão da transmissão do HPV e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

Outra forma de prevenção é a vacina contra HPV, oferecida pelo SUS para meninas (de 9 a 14 anos) e meninos (de 11 a 14 anos).

Sobre o Sistema Hapvida

O Hapvida é o maior sistema de saúde e planos odontológicos do Brasil em número de beneficiários, com mais de 15 milhões de clientes, de pessoas físicas a grandes empresas, em todo o país. Em 2022, após a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo Notre Dame Intermédica, foi criada uma das maiores operadoras verticalizadas do mundo. Fundada em 1979, a companhia possui mais de 66 mil funcionários e cerca de 60 mil prestadores médicos e dentistas. Com a missão de garantir o acesso à saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa conta com uma rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 74 prontos atendimentos, 290 clínicas médicas e 260 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Em 2020, a companhia registrou receita líquida de R$ 8,6 bilhões. Mais informações, acesse: hapvida.com.br/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here