Home Destaque Empaer apresenta à Câmara Municipal os trabalhos desenvolvidos em Guarantã do Norte
fullinterna_3


Empaer apresenta à Câmara Municipal os trabalhos desenvolvidos em Guarantã do Norte

| Por


Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizaram, na semana passada, na Câmara Municipal de Guarantã do Norte, a prestação de conta dos trabalhos desenvolvidos com os produtores e agricultores. Na cidade vivem aproximadamente 1.880 famílias rurais, divididas em três comunidades tradicionais e sete assentamentos.

No relatório, os técnicos destacaram que todas as ações são direcionadas ao fortalecimento da agricultura familiar com auxílio ao acesso às tecnologias e serviços de extensão com assistência técnica de qualidade, feita de forma abrangente e continuada ao longo dos anos.

Foram realizadas ao longo do ano 297 visitas a campo, análise de solo em 60 propriedades. Nos cadastros junto ao Pronaf mais Alimentos foram 93 produtores, 120 Declarações de Aptidão (DAP), além de acesso a outras políticas públicas como a Declaração de Produtor primário junto à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e projetos de chamada pública para PAA e PNAE. Com auxilio do Programa REM, são 90 produtores beneficiados.

As principais cadeias produtivas são a bovinocultura de corte e de leite, fruticultura, mandioca in-natura; as culturas anuais do milho para silagem. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O vereador Walter do Sindicato destacou a importância da prestação de contas e o trabalho da assistência técnica da Empaer para o fortalecimento das atividades do homem do campo. “A iniciativa traz transparência para a sociedade do que é, e o que faz a Empaer. Os serviços oferecidos e a relação com o produtor para consumir e comercializar os seus produtos”.

O secretário de Cidades, Eugênio Caffone enalteceu o trabalho da Empaer e destacou a necessidade do fortalecimento das parcerias entre as instituições. “Parabenizo a Empaer pelo brilhante trabalho ao longo da história da agricultura familiar de Guarantã do Norte que vai ao encontro com o desenvolvimento da cidade e a qualidade de vida dos produtores rurais”.

O técnico da Empaer Antônio Paulo Gedoz Barros frisou que são dois servidores que atendem na cidade. Muitos dos trabalhos são in loco e, em algumas ocasiões, os produtores tinham dificuldade de encontra-los no escritório por estarem em atendimento nas propriedades. “É importante explicar como é realizado nosso trabalho. Tivemos algumas reclamações, pois nem sempre o produtor encontrava o escritório aberto por estarmos em atendimento. Fizemos a solicitação à Câmara da necessidade de fazer uma prestação de contas, atendida de pronto”.

Foram apresentados ainda os encontros, seminário e reuniões realizadas ao longo do ano. As parcerias entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Sedec, Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop, Prefeitura, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), Unifama, cooperativas, Sala do Empreendedor, grupos de artesões e nas feiras.

Fizeram parte da apresentação os servidores da Empaer, Leocir José Dellani e Ana Paula Ferreira de Almeida.

Técnico da Empaer, Antônio Paulo durante uma visita a campo                                          Foto: Empaer

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here