Home Destaque Secel debate políticas públicas em Simpósio das cidades do Vale do Araguaia
fullinterna_2


Secel debate políticas públicas em Simpósio das cidades do Vale do Araguaia

| Por


Gestores públicos, organizações sociais e produtores culturais e esportivos dos 32 municípios da Região do Vale do Araguaia de Mato Grosso estão reunidos no I Simpósio de Cultura, Esporte e Lazer das Cidades do Vale do Araguaia, que é realizado em Barra do Garças, de 25 a 27 de novembro. Com apresentação de painéis temáticos, o evento conta com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Em 2021, realizamos muito, fomentamos o esporte e a cultura por todo o Estado e, em breve, vem ainda muito mais. Por isso, fizemos questão de prestigiar o evento com um timaço da Secretaria que vai falar de nossas ações e dialogar bastante com gestores e produtores da região. Momentos como esse são muito importantes para a construção conjunta dos cenários futuros”, destacou o titular da Secel, Alberto Machado, durante a cerimônia de abertura na noite dessa quinta-feira (25.11).

O processo eleitoral do Conselho Estadual de Cultura é um dos temas apresentados no Simpósio. Conduzido pelo secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, o painel apresenta os critérios para escolha dos novos conselheiros do setor cultural no Estado. Jan Moura coordena ainda o debate sobre ‘Políticas de Igualdade Racial, Gêneros, Povos Tradicionais e Cultura Indígena’.

A economia criativa está sendo abordada em dois painéis conduzidos pelas servidoras da Secel, Veruska Almeida e Keiko Okamura. A coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Projetos e a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa (respectivamente) falam sobre o estratégico setor para a diversificação da matriz econômica mato-grossense.

A programação prossegue com os painéis sobre ‘Políticas Culturais’ e Patrimônio Histórico e Cultural, apresentados pelos superintendentes estaduais das áreas correspondentes, Cinthia Mattos e Robinson Carvalho.

Fazem também parte da agenda do Simpósio, os painéis ‘Instituição, Planejamento e Gestão das OSCs’ e ‘Planejamento, Elaboração e Gestão de Projeto Culturais’, ambos conduzidos pelo produtor cultural Mário Olímpio, que atualmente atua em Brasília (DF).

Até sábado (27.11), a programação prossegue com debates e participação colaborativa, estimulando a troca de experiências e informações para o fortalecimento das políticas públicas culturais e esportivas. Ao final, será elaborada e aprovada em plenária a Carta da Cultura e do Esporte do Vale do Araguaia, propondo uma visão de futuro para as ações na região.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here