Home Destaque Procon-MT realiza palestra de conscientização sobre o câncer de próstata
fullinterna_3


Procon-MT realiza palestra de conscientização sobre o câncer de próstata

| Por


Foi realizada na tarde desta quinta-feira (25.11), no Procon Estadual, palestra sobre a conscientização do combate ao câncer de próstata. O evento tem o objetivo de levar informação e ressaltar a importância da prevenção da doença aos servidores, estagiários e demais colaboradores do órgão de defesa do consumidor.

A palestra foi realizada pelo servidor do Procon Estadual e enfermeiro, Euclides Xavier de Sousa. Durante o evento, o palestrante ressaltou que vários homens deixam de fazer o exame e ignoram até mesmo alguns sintomas como dor nas costas, na região da pélvis e alguns inchaços.

“A prevenção e o diagnóstico precoce são decisivos para que, com o tratamento devido, a possibilidade de cura seja maior. Por isso é importante levar informação e capacitar as pessoas para identificarem os sintomas e procurarem tratamento o quanto antes”, afirmou Euclides.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

Entre os sintomas mais frequentes estão a dificuldade em urinar, muitas vezes com jato fraco ou em gotas; dor ou ardor ao urinar; vontade frequente de urinar; sensação de que a bexiga continua cheia, mesmo após urinar; urina escura devido à presença de sangue e dor ao ejacular e sêmem escurecido.

A coordenadora de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo do Procon-MT, Valquíria Souza, que organizou o evento junto com servidores e colaboradores, reforçou a importância da prevenção.

“Os servidores do Procon Estadual estão aqui para atender, acolher e entender o cidadão. Porém, para prestarmos um bom atendimento, também precisamos cuidar da nossa saúde e estarmos bem. Por isso, é necessário dedicar esse tempo para promover a conscientização sobre doenças que estão crescendo cada vez mais e para as quais o tratamento precoce pode ser decisivo”, frisou Valquíria, salientando que eventos como esse estão fazendo cada vez mais parte da atual gestão.

A próstata

Localizada na parte baixa do abdômen, a próstata é uma glândula que só o homem possui. Trata-se de um órgão pequeno, com formato de maçã, que se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, e é liberado durante o ato sexual.

Fatores de risco

Conforme dados do Inca, os principais fatores de risco para desenvolver o câncer de próstata são:

– Idade: tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

– Hereditariedade: há aumento na taxa de incidência quando pai ou irmão apresentam câncer de próstata, especialmente se for antes dos 60 anos. Isso pode refletir tanto fatores genéticos, quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias; 

– Excesso de gordura corporal: aumenta o risco de câncer de próstata avançado;

– Exposição a alguns produtos: aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

* Com informações do Inca. Disponível aqui.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here