Home Destaque Empaer auxilia produtores assentados na construção de moradia em Nova Mutum
fullinterna_3


Empaer auxilia produtores assentados na construção de moradia em Nova Mutum

| Por


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) vem auxiliando produtores do Projeto de Assentamento Rio Verde, em Nova Mutum (a 264 km de Cuiabá), no acesso ao crédito moradia junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).  Na articulação, foi realizada na semana passada a primeira reunião de seis, conforme determina o protocolo que precisa ser seguido pela empresa apta que será a responsável pela obra da construção de 15 moradias.  O encontro foi na sede do Centro Comunitário com a participação dos beneficiários.

As negociações seguem em andamento, o recurso disponibilizado por família é de R$ 34 mil para compra de material e construção de um imóvel em alvenaria de 42 metros quadrados, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro, cobertura e contrapiso.

O agrônomo da Empaer, Anderson Bays, destaca que além da assistência técnica convencional, a equipe também vem auxiliando os produtores assentados da região nessa situação de moradia. “Essas famílias foram homologadas pelo Incra desde 2015 e agora estão tendo acesso a linha de crédito que vem auxiliar na qualidade de vida de cada um deles. Estamos promovendo as reunião e fazendo o meio de campo entre os produtores e os representantes da Associação Bons Amigos de Rosário Oeste, empresa apta a desenvolver o serviço de construção das moradias populares”.

Exemplo da produtora Lucirda Gollo Santin, 56 anos, que mora em uma casa de madeira junto com seu esposo e não vê a hora que ter uma casa de alvenaria.

“Minha casa é muito quente e sonho ter mais privacidade. Foram treze anos de luta para conseguir uma terra para trabalhar e viver que produzimos. No sitio lindamos na roça com frango caipira, plantio de mandioca, batata e várias frutas que consumimos e vendemos na feira em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. É muito cansativo e ter uma casa com um pouco de conforto seria maravilhoso”.

O mesmo pensa Iverli Aleixo Rodrigues Gomes, 39 anos, casada com quatro filhos. Ela produz gado de leite e frango caipira e está muito feliz com a possibilidade de ter uma casa de alvenaria e agradece toda ajuda que vem recendo da assistência técnica. “A Empaer sempre está à disposição nos auxiliando seja em projeto ou numa simples orientação do que deve ou não fazer. Não tem como mensurar se não tivesse a assistência dos prejuízos que poderia ter. Agora até na casa tem auxiliado”.

Produtores assentados de Santa Rita do Trivelato também serão acompanhados pela equipe da Empaer. Uma reunião está agendada para a próxima semana a previsão é a construção de 35 casas.

Casa da produtora Lucirda que sonha que seja toda em alvenaria – Foto: Empaer

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here