Home Editorias Mato Grosso População recebe orientações sobre os perigos da associação de álcool e direção
fullinterna_3


População recebe orientações sobre os perigos da associação de álcool e direção

| Por


Cerca de 120 pessoas que estavam em bares da avenida Beira Rio e da rua jornalista Jaques Brunini, em Cuiabá, receberam orientações sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção, na noite de quarta-feira (22.09). A abordagem educativa “Amigo da Rodada – Eu que levo!” faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso. Este ano o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Durante a abordagem foram encontrados cinco amigos da rodada, pessoas que não estavam ingerindo bebida alcoólica e poderiam conduzir veículo em segurança. A ação foi realizada de forma integrada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, Polícia Judiciária Civil, por meio da Deletran, e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá.

A ação busca identificar e premiar aquele amigo que não vai beber para poder levar seus amigos para casa em segurança. As equipes das instituições abordaram as pessoas nos estabelecimentos na intenção de fazer essa blitz reversa de sensibilização sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção.  

Durante as abordagens, os agentes realizaram o teste do etilômetro e as pessoas que não apresentaram índice de alcoolemia foram presenteadas com brindes educativos como reforço pela atitude positiva. 

Na ação também foram possibilitadas oportunidades para as pessoas que estavam nos estabelecimentos ingerindo bebida alcoólica realizassem o teste do etilômetro.

Após o resultado dos teste, esses voluntários receberam informações sobre as penalidades as quais estariam sujeitos caso fossem flagrados conduzindo veículo automotor após a ingestão de bebida alcoólica.

“São abordagens importantes pois sempre reforçamos que o pior das consequências em ingerir bebida alcoólica e dirigir é se envolver em um acidente de trânsito com lesões graves ou até mesmo com mortes”, observou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

O comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, tenente coronel PM Adão César Rodrigues, ressaltou que essa foi mais uma ação educativa com a participação integrada das instituições fiscalizadoras de trânsito e parceiros.

“A abordagem educativa é tão importante quanto as operações Lei Seca, pois busca sensibilizar os condutores sobre os riscos da combinação de álcool e direção, atitude responsável por vários acidentes sobretudo os com vítimas”, destacou.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País voltadas para educação, engenharia e fiscalização com o objetivo de sensibilizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para a construção de um trânsito mais seguro.

Em Mato Grosso, as ações conjuntas contam com a participação de equipes do Detran-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Guarda Municipal de Várzea Grande, Sest Senat e concessionária Rota do Oeste. 

Confira a programação:

Dia 23/09 – Blitz educativa: Caminhões (freios)

Horário: das 8h às 14h

Local: BR-163/364 (Serra de São Vicente)

Dia 23/09 – Blitz Educativa “Cinemoto” para motociclistas de aplicativo

Horário: das 21h às 22h30

Local: avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.

Dia 24/09 – Blitz educativa “Amigo da Rodada”

Horário: a partir das 19 horas

Locais: Baronês, Choppão, Ponto do Porco (sujeito à adequações, conforme público)

Dia 26/09 – Cerimônia de encerramento e “Pedal Legal: SNT 2021”

Horário: 5h30 (concentração) – saída às 6h
Local: Sinuelo, em Cuiabá

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here