Home Editorias Mato Grosso Redimensionamento vai ampliar vagas na Educação Infantil e Educação de Jovens e...
fullinterna_3


Redimensionamento vai ampliar vagas na Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos

| Por


O aumento de vagas para a Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos é o foco do planejamento da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande no redimensionamento da rede pública de ensino no município.

O prédio da Escola de Desenvolvimento Integral da Educação Básica (Edieb) Licínio Monteiro da Silva será cedido para a rede municipal atender a Educação Infantil e Ensino Fundamental, com abertura de matrículas para crianças de 4 e 5 anos já para o ano de 2022.

Hoje, a unidade atende 134 alunos do ensino regular, sendo 72 dos anos finais do Ensino Fundamental e 62 do Ensino Médio. Também estão matriculados na unidade 1.500 alunos no Ensino de Jovens e Adultos, que serão atendidos em unidades escolares próximas de suas residências.

Os alunos matriculados no Ensino Fundamental regular poderão continuar na unidade. Já para os 62 estudantes do Ensino Médio serão ofertadas vagas nas escolas Pedro Gardes, Irene Gomes de Campos e Profª Adalgisa de Barros.

Projeto para 2022

De acordo com o planejamento apresentado à Seduc pelo secretário municipal de Educação, Silvio Fidelis, a Escola Licínio Monteiro, que passa a ser de responsabilidade do município no próximo ano, terá capacidade para cerca de 1.300 estudantes no período diurno.

Os 615 alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, que hoje estudam na Escola Municipal Marilce Benedita de Arruda, serão transferidos para a Licínio Monteiro. Também vão para a unidade os 233 alunos do 6º ano da Jayme Veríssimo e 90 da Air Addor. Vai atender ainda demanda do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do reordenamento e vai abrir matrícula para Educação Infantil de 4 e 5 anos.

Atendendo toda a demanda existente, a escola Licínio Monteiro ainda terá capacidade para atender mais 300 estudantes da região.

A Escola Marilce Benedita, que passa atualmente por uma reforma, vai receber a demanda da Educação Infantil das crianças a partir dos seis meses de idade, que não são atendidas hoje.

Jovens e Adultos

Os alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos terão a opção de atendimento em 14 unidades: Dep. Emanuel Pinheiro; Irene Gomes de Campos; Profª Marlene Marques de Barros; Profª Arlete Maria da Silva; Profº José Mendes Martins; Profº Vanil Stabilito; Profª Elizabeth M. Bastos Mineiro; Ubaldo Monteiro; Profª Maria da Cunha Bruno; José Leite de Moraes; Luis Pedroso da Silva; Pedro Gardes; Profº Fernando Leite de Campos e Elmaz Gattas.

Entenda o redimensionamento

O redimensionamento cumpre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9.394/96), que passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.

Trata-se da organização dos alunos que estão na mesma etapa/modalidade em uma única unidade escolar, otimizando, assim, o espaço existente, ampliando o número de vagas, buscando garantir o acesso à educação básica.

O reordenamento das estruturas físicas de educação inclui a cessão de uso de escolas aos municípios, transferência de alunos para outras unidades e entrega dos prédios alugados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos casos da cessão aos municípios, o Governo dará todo suporte.

Profissionais

O profissional pedagogo pode escolher se permanece na escola que for cedida ao município ou se quer ser atribuído para outra unidade da rede estadual. Vale destacar que o profissional que permanecer na unidade, o Estado fará um termo de cooperação com o município. Esse profissional não terá nenhum prejuízo em sua carreira, continua com o mesmo subsídio e pode participar dos processos seletivos da Seduc.

Reuniões

Para esclarecer dúvidas dos profissionais e comunidade escolar, a Seduc realizou, na manhã desta quarta-feira (22.09), uma reunião na Escola Licínio Monteiro.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here