Home Editorias Mato Grosso Ação educativa integrada aborda 64 motociclistas em Várzea Grande
fullinterna_3


Ação educativa integrada aborda 64 motociclistas em Várzea Grande

| Por


Uma ação educativa voltada para os motociclistas foi realizada na manhã desta terça-feira (21.09), na avenida 31 de março, em Várzea Grande. Ao todo, 64 motociclistas que trafegavam pelo local foram abordados com orientações de segurança no trânsito.

A abordagem educativa faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso. Este ano o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Participaram da ação integrada o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, Polícia Judiciária Civil, por meio da Deletran, Guarda Municipal de Várzea Grande e o Sest Senat.

Os motociclistas abordados receberam orientações de segurança desde o uso correto do capacete e prazo de validade do equipamento, condições e posicionamento correto da viseira, calçados corretos para usar na moto, além de orientações sobre a velocidade de trafegar nas vias, uso do corredor, entre outros assuntos.

“São orientações importantes, pois os motociclistas tendem a ser mais vulneráveis no trânsito. Qualquer acidente que sofram, as lesões sempre podem ser mais graves”, observou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl. 

Após a abordagem, os motociclistas receberam orientações em um vídeo no posto móvel da PRF sobre os perigos da ultrapassagem pelo acostamento, transporte de menor, e as formas corretas de trafegar em segurança no trânsito.

Um dos motociclistas abordados foi o ajudante de pedreiro, Gustavo Nunes, que aprovou a ação educativa. “Muito importante uma ação dessa magnitude para conscientizar os motociclistas de circular em segurança no trânsito”, comentou.  

O subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Gouveia Ortiz, disse que a importância da blitz educativa é para orientar os motociclistas a respeito do maior item de segurança deles, que é o capacete.

“Muitos motociclistas são flagrados com capacete vencido e fora das condições normais de uso. O equipamento tem que estar com os adesivos refletivos em boas condições, porque o motociclista precisa ser visto e no trânsito ele é uma das partes mais frágeis. A maioria dos acidentes com vítima envolve carro e moto ou somente motos. Então, essas ações educativas visam reforçar esses itens de segurança e garantir que com isso consigamos salvar vidas”, falou.

Durante as abordagens também foram verificadas pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar as condições de trafegabilidade e documentação das motos. Uma moto foi removida pelo mal estado de conservação e o condutor estar inabilitado.

“O Batalhão de Trânsito e demais parceiros estão orientando os motociclistas a respeitarem mais o trânsito. Quando tem acidentes envolvendo motos, muitas vidas são perdidas. E nessa ação queremos sensibilizar os motociclistas a adotarem comportamentos mais seguros no trânsito”, disse o 2° sargento da PM, D.Pinheiro, do Batalhão de Trânsito.

Após a abordagem educativa, os motociclistas passaram pelo posto móvel do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito (Senat), onde puderam se hidratar e receber informações de psicologia, fisioterapia para a melhoria da qualidade de vida, além de informações sobre os serviços ofertados pelo Sest Senat.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País voltadas para educação, engenharia e fiscalização com o objetivo de sensibilizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para a construção de um trânsito mais seguro.

Em Mato Grosso, as ações conjuntas contarão com a participação de equipes do Detran-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Guarda Municipal de Várzea Grande, Sest Senat e concessionária Rota do Oeste. 

Confira a programação:

Dia 22/09 – Blitz educativa: Caminhões (freios)

Horário: das 8h às 14h

Local: BR-163/364 (Serra de São Vicente)

Dia 22/09 – Blitz educativa “Amigo da Rodada – Eu que levo!”

Horário: a partir das 19 horas

Local: bares da avenida Beira Rio e da rua jornalista Jaques Brunini, em Cuiabá.

Dia 23/09 – Blitz Educativa “Cinemoto” para motociclistas de aplicativo

Horário: das 21h às 22h30

Local: avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.

Dia 23/09 – Blitz educativa: Caminhões (freios)

Horário: das 8h às 14h

Local: BR-163/364 (Serra de São Vicente)

Dia 24/09 – Blitz educativa “Amigo da Rodada”

Horário: a partir das 19 horas

Locais: Baronês, Choppão, Ponto do Porco (sujeito à adequações, conforme público)

Dia 26/09 – Cerimônia de encerramento e “Pedal Legal: SNT 2021”

Horário: 5h30 (concentração) – saída às 6h
Local: Sinuelo, em Cuiabá

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here