Home Editorias Mato Grosso Procon-MT realiza parceria com Procon-MG para criar Fórum Municipal no estado
fullinterna_3


Procon-MT realiza parceria com Procon-MG para criar Fórum Municipal no estado

| Por


O Procon de Mato Grosso firmou uma parceria com o Fórum Municipal dos Procons de Minas Gerais, em reunião virtual nessa quinta-feira (16), com objetivo de criar um Fórum Municipal de Procons no estado para integrar as demandas das cidades do interior, a fim de ampliar e facilitar as soluções aos consumidores.

A reunião contou com a participação do secretário adjunto do Procon-MT, Edmundo Taques; a coordenadora de Educação para Consumo e Relacionamento com municípios, Valquíria Souza; o coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado, Ivo Firmo. Representando Minas Gerais, estavam presentes o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Juraci Scheffer; o superintendente do Procon de Uberlândia e presidente do Fórum dos Procons mineiros, Egmar Ferraz; o coordenador do Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon), Eduardo Schröder, que atua na defesa do consumidor desde 1994.

Dos 141 municípios em Mato Grosso, apenas em 51 possuem Procons municipais. A ideia do Fórum visa integrar as demandas das localidades distantes, por meio das casas legislativas, seja Câmaras ou Assembleias – local onde os consumidores buscam ajuda -, e reuni-las em centros regionais e na forma de consórcios. “Conhecendo as experiências exitosas de Procons de outros estados, podemos incluir esse conhecimento verticalizado de forma bem-sucedida e com nova dinâmica, fortalecendo a defesa do consumidor”, afirmou o secretário adjunto do Procon-MT, Edmundo Taques.

Desde 2002 o Procon de Mato Grosso vem evoluindo constantemente. O diferencial da sua estrutura é a organização em três frentes de atuação, com administração, fiscalização e conciliação. O que permitiu a evolução de carreira e a abertura a conhecimentos verticalizados, tornando o Procon estadual mais forte na coordenação dos Procons municipais, sobretudo agora com a criação do Fórum Municipal de Procons.

“O trabalho deles serve de inspiração. Fiquei feliz com a forma coordenada e em consórcios com que atuam”, disse Edmundo ao visitar o Procon de Minas Gerais, cujo Fórum Municipal completou 20 anos. “Vejo esse encontro dos Procons no MT com olhar auspicioso. Espero que essa participação efetiva venha a melhorar o procedimento e solucionar as demandas”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Juraci Scheffer.

“Os problemas do consumidor acontecem na ponta”, ressaltou o superintendente do Procon de Uberlândia e presidente do Fórum dos Procons mineiros, Egmar Ferraz. “Somos a transpiração. Minas é um grande exemplo de atuação despersonalizada, porque quando colocamos nossas mentes em prol do bem comum, o resultado é esse. É a uniformização de entendimentos que mostra a importância ao dar unidade ao Código de Defesa do Consumidor”.

O papel dos Procons municipais para os consumidores é o centro da integralização do Fórum. “É atender as necessidades das pessoas”, afirmou o coordenador do Serviço de Defesa do Consumidor e secretário de relações institucionais do Fórum dos Procons de Minas Gerais, Eduardo Schröder. “Os Procons municipais são a ponta, a transpiração. É o acolhimento que transforma a amargura do consumidor em solução. É difundir, estreitar e se aproximar dos Procons municipais”, conclui.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here