Home Editorias Mato Grosso Linfomas têm grande chance de cura se forem diagnosticados precocemente
fullinterna_3


Linfomas têm grande chance de cura se forem diagnosticados precocemente

| Por


Os linfomas são um tipo de câncer que costumam a se apresentar com o aumento dos gânglios na região da coluna, do pescoço e das axilas. Com origem no sistema linfático, a doença atinge o linfonodo, um órgão de defesa, mas pode atingir outros locais, principalmente quando está em um estágio avançado.

O oncologista André Crepaldi, credenciado ao Mato Grosso Saúde pela Clínica Vida e Oncolog, alerta que é importante procurar um médico quando surgem os sintomas. “Os gânglios ou massas, algumas vezes endurecidas, podem vir acompanhados de febre baixa vespertina, sudorese noturna, palidez cutânea, e algumas lesões cutâneas”, observa o médico.

Existem dois tipos de linfoma, o linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin. Ambos apresentam comportamentos, sinais e graus de agressividade diferentes. 

O diagnóstico, de acordo com o Dr. André Crepaldi, é feito com exames laboratoriais e biópsia do linfonodo ou órgão acometido. Atualmente, as principais formas de tratamento da doenção são a quimioterapia e a radioterapia. Mas, em alguns casos, também poderá ser necessário a realização de transplante de medula óssea.

“O linfoma é um câncer altamente curável, no entanto o prognóstico varia de acordo com os subtipos, mas, especialmente, com o diagnóstico precoce, assim como o tratamento”, observa o especialista.

Prevenção

Para auxiliar o diagnóstico precoce, é importante evitar exposição prolongada a produtos químicos, em especial a produtos agrícolas. Outra medida é fazer o autoexame frequentemente e procurar imediatamente um médico se notar a presença de uma íngua (gânglio aumentado) no pescoço, axila ou virilha, especialmente se ela não for dolorosa e crescer rapidamente.

Estatística

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que mais de 14 mil brasileiros serão diagnosticados com linfoma em 2021 e aproximadamente 4 mil pessoas morrem todos os anos vítimas da doença no Brasil. A principal causa das mortes é o desconhecimento sobre este câncer, que apresenta elevado índice de cura se for diagnosticado em sua fase inicial.

Conscientização

O 15 de setembro é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Linfoma, oportunidade falar com a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here