Home Destaque Vereador quer audiência pública para debater situação dos ecopontos
fullinterna_3

EM RONDONÓPOLIS


Vereador quer audiência pública para debater situação dos ecopontos

A preocupação do parlamentar é com a sustentação financeira dos locais de coleta

| Por Denilson Paredes

O vereador Reginaldo Santos (SD) quer a realização de uma audiência pública para debater a situação dos ecopontos na cidade de Rondonópolis. A preocupação do parlamentar é com a sustentação financeira dos locais de coleta de restos de podas de árvores, de materiais de construção e inservíveis em geral, que hoje está à cargo exclusivamente da prefeitura.

Não houve a compreensão da Casa que é preciso uma linha de financiamento”, explicou Reginaldo Santos – Foto Arquivo

Recentemente, a Câmara aprovou um recurso de quase R$ 2,9 milhões para custear a manutenção e limpeza dos tais ecopontos pelo período de um ano, desobrigando o cidadão a pagar qualquer taxa para fazer uso dos locais de descarte. “Em fevereiro, o prefeito protocolou um projeto de lei que criava uma taxa (de uso) dos ecopontos. Esse projeto chegou a ser aprovado em primeira votação, mas derrubado na segunda votação. Não houve a compreensão da Casa que é preciso uma linha de financiamento, um recurso específico para custear os ecopontos. No primeiro ano, o recurso saiu da área do Meio Ambiente, mas e nos próximos anos?”, questionou.

No entendimento do vereador, assim como é cobrada a taxa de esgoto, de iluminação pública, da água e outros serviços prestados pelo poder público municipal para a população, que arrecada dinheiro para o seu custeio, também é preciso debater a criação de uma forma de custear os ecopontos, que hoje são em número de quatro na cidade.

Ainda não há uma data definida para a realização da audiência, mas o proponente já adiantou que deve convocar para o debate representantes da sociedade civil, dos jardineiros, dos transportadores de entulhos, do Sanear, das cooperativas de catadores e reciclagem e demais envolvidos e interessados no assunto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here