Home Artigos Sustentabilidade é uma Reflexão Diária
fullinterna_2


Sustentabilidade é uma Reflexão Diária

| Por

Conforme alguns autores, a sustentabilidade é um conceito transversal que vem sendo inserido nas empresas, devido à escassez de recursos naturais não renováveis, sobretudo na construção civil que é responsável por 40% das emissões de CO2 no planeta. O CO2 é um dos gases responsáveis pelo aquecimento global do planeta e do comprometimento da perpetuação da espécie humana na terra.

O conceito de sustentabilidade para o consumidor brasileiro, já se tornou uma venda marcada para o marketing da conscientização ambiental e a visão “verde” traz já algumas mudanças. A trajetória é lenta, mas a mudança está acontecendo pela própria educação em escolas e universidades pelo Brasil.

A sustentabilidade consiste em entender todo o ciclo que envolve o processo e que estuda uma viabilidade renovável para seu próprio processo, como um subproduto, por exemplo.

A crise talvez tenha sido uma alerta para o desperdício de seu processo, com isso, gradativamente as empresas vem atuando com suas tecnologias voltadas para a sustentabilidade renovável.

As equipes de desenvolvimento de novos projetos e novos produtos hoje estão frente a grandes desafios: ambientais econômicos e sociais.

Desafios Ambientais:

– Estabelecer critérios de inclusão de novas tecnologias e processos em seus produtos sem perder a qualidade;;

– Nunca produzir produtos tóxicos que agride ao meio ambiente;

– Na reciclagem adotar a logística reversa como melhoria contínua do processo e também preparar a indústria para receber e processar seus produtos quando descartados;

– Os fabricantes como regra devem cumprir com as legislações ambientais, mantendo sua integridade e garantido através da legalidade suas atividades envolvidas com a sociedade.

Desafios Econômicos e Sociais:

– Manter os princípios da natureza com a sociedade;

– Ter acesso fácil ao consumidor na questão de preço de mercado;

A chave da questão é ser um empreendedor diferenciado, usando a criatividade e o bom senso de conscientização para com seus atos e ações sobre sustentabilidade na sociedade.

Sabemos tudo sobre legislação, mas não aplicamos para a preservação do meio ambiente, pois a Educação Ambiental veio muito tarde para o entendimento da importância desta preservação para nossas gerações futuras.

Fazem-se necessário cada vez mais, novas formas de pensar, de fazer e operar, que possam promover a mudança imediata na forma da palavra “ CONSCIENTIZAÇÃO”, onde o viver, consumir, trabalhar e relacionar são palavras e ações agregadas na sociedade como rotinas diárias.

O homem, vinculada à sociedade, precisa apreender a trabalhar de forma compartilhada e em equipe consolidando um resultado de grande proporção educacional.

Como enfrentar a “crise” de forma individual com atitudes de baixa informação com pesquisas tecnológicas com alto custo para ajudar o meio ambiente?

Estas questões e atitudes são desafios para os próximos anos, o homem possui uma capacidade imensa de ser criativo e também entender que a sustentabilidade pode contribuir com um mundo melhor para os próximos anos.

Está em mim, em você, enfim em cada um de nós realizarmos, o quanto antes essas mudanças, para que nossos netos e bisnetos possam ter um pouquinho dos que nossos avós e bisavós nos deixaram até hoje!

VILSON BERNARDO STOLLMEIER

Consultor e Professor com mestrado na área de Engenharia de Produção, Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ênfase em processos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Diretrizes e Procedimentos na Organização, Qualidade e Gestão de Negócios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here