O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo afirmou em entrevista a um site de Cuiabá, nas últimas horas, que há oito variantes do coronavírus circulando no estado.
Ele observou que o aumento de casos de infecção detectados em Mato Grosso, nos últimos dias, pode estar relacionado a essas variantes e certamente ao relaxamento social.
“Temos no mundo mais de 100 variantes circulando. Existem aquelas que são procupantes e aquelas que não mostram maior procupação que o vírus original. Estudos mostram que temos já oito variantes detectadas no Estado”, declarou.
A gravidade de cada cepa ainda é investigada, mas ele aponta que essas mutações geram reinfeção.
“Temos evidência de pessoas que receberam as duas doses [da vacina] e foram infectadas. É importante que a população entenda que nenhuma vacina tem 100% da eficácia a pessoa imunizada pode ser infectada de novo, mas a grande maioria não vai chegar no caso grave. Não dá para sentir protegido porque vacinou, tem que manter as medidas de proteção, até porque existem as variantes e poucos estudos para saber se as vacinas conseguem eficácia para todas”, alertou.