Valdinei Santos de Moraes, que não teve a idade divulgada, morreu no domingo (23) próximo ao Conjunto Açucena, na Zona Sul de Macapá, após confronto armado com a companhia de Choque do Batalhão de Operações (Bope). Ele e mais um comparsa, que foi detido, foram flagrados assaltando um posto de gasolina e um minibox horas antes da ocorrência, segundo a polícia.
A dupla foi flagrada por filmagens da câmera de segurança de um dos estabelecimentos invadidos. Nas imagens, é possível ver um homem de camisa e boné vermelho agredindo um dos atendentes com uma arma. O Bope identificou ele como Valdinei.
O Choque chegou até os criminosos após receberem informações através do Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes).
Durante um patrulhamento próximo ao Conjunto Açucena, os policiais localizaram o carro utilizado pela dupla. Em seguida, a equipe viu dois homens com as mesmas características dos assaltantes.
Ao abordar a dupla, Valdinei apontou a arma para os policiais e, em seguida o confronto iniciou e ele foi baleado, morrendo no local.
Com ele, foram encontrados a arma utilizada durante o assalto e o celular de uma das vítimas. O comparsa tentou fugir mas foi detido pelos militares.
Em depoimento à polícia, o preso confessou ter participado dos dois assaltos como motorista do carro utilizado na fuga.