Home Sub Destaque Sistema Penitenciário: GMF promove aula inaugural de curso inédito no Brasil
fullinterna_3


Sistema Penitenciário: GMF promove aula inaugural de curso inédito no Brasil

| Por


A noite desta segunda-feira (17) marcou um fato inédito no Brasil: a aula inaugural do projeto de extensão de mentoria acadêmica para ingresso em programas de pós-graduação “Direitos Humanos e Justiça de Mato Grosso: a GMF e o acesso a mestrados reconhecidos pela CAPES”. A primeira capacitação deste nível educacional voltada para reeducandos e reeducandas do Sistema Penitenciário e estendido para profissionais que atuam no sistema.

Ao todo 30 Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) das Unidades Ana Maria do Couto May (Penitenciária Feminina), Centro de Recuperação de Cuiabá (CRC), Centro de Custódia da Capital (CCC) e Penitenciária Regional Major Eldo de Sá Corrêa (Mata Grande) e 20 profissionais do Sistema Penitenciário de várias unidades do Estado participam remotamente da abertura da capacitação, que se deu pela plataforma Teams.

O projeto é apoiado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário mato-grossense (GMF) e conta com as parceiras da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária e da Rede Mato-Grossense de Formação em Relações Raciais (MT UBUNTU). A extensão é gratuita e todo o corpo docente trabalha de forma voluntária. Os professores foram apresentados no encontro on-line.

“Hoje é um grande dia e motivo de muito orgulho para o GMF. Começar um curso de extensão que irá preparar reeducandos e policias penais para disputar vagas de pós-graduação tão disputadas na área da Educação”, comentou o supervisor do GMF e do projeto de extensão, desembargador Orlando Perri, que prestigiou a aula inaugural.

O coordenador do GMF e um dos coordenadores-geral do projeto, juiz Geraldo Fernandes Fidelis, enalteceu a iniciativa inédita no país. “Estamos fazendo história no Brasil ao inserir a pós-graduação no ambiente penitenciário”, avaliou. “Esta parceria da educação forma horizontes para os policiais penais e principalmente para os reeducandos, que podem se preparar para quando conquistarem a liberdade alçarem voos cada vez maiores”, completou o magistrado.

A coordenador-geral da extensão e gerente do projeto, professor-doutor Paulo Alberto Vieira Santos, destacou que a qualificação tem dupla certificação: a mentoria para projetos que disputarão vagas de mestrado e o curso de extensão da Universidade Estadual de Mato Groso (Unemat). “Este curso pretende torna-los altamente competitivos no mercado de pós-graduação, que é tão acirrado. Aqui teremos uma relação horizontalizada, estamos ao lado de vocês para enfrentarmos esta jornada do conhecimento”, disse dirigindo-se aos curseiros.

As coordenadoras do Polo GMF, Alianna Cardoso Vançan e Patrícia Bachega, a coordenadora pedagógica Laudicéia Fagundes, a coordenadora do Núcleo de Educação em Prisões da (Saap), Fabiana Flávia de Magalhães Nascimento, e a professora Graciele Silva Lima se apresentaram aos participantes e desejaram sucesso. Todas irão ministrar aulas durante o curso. O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, também prestigiou a abertura do evento.

Os curseios PPL, Jovanil Salvaterra Carvalho e André Felipe de Amorim, que participaram da aula inaugural de uma sala do Centro de Recuperação de Cuiabá agradeceram pela oportunidade e prometeram dedicação ao curso. A pedagoga da PCE, Rozelvira Serpa de Salles, agradeceu pelo carinho de todos e se colocou à disposição para auxiliar os reeducandos e professores durante a capacitação.
 
Dinâmica – O curso de extensão será dividido em duas etapas: formação geral e formação específica. A formação geral será obrigatória para todos (as) candidatos (as) e consistirá em atividades de ensino com carga horária de 20 horas/aulas cada.

As aulas do curso que irá preparar os curseiros para processos de seleção de Programas de Pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, no Brasil ou exterior, começam efetivamente nesta terça-feira (18), com o primeiro módulo Gestão da informação e do tempo acadêmico, que será ministrado pelo professor-doutor Paulo Alberto Vieira Santos e pela professora Alianna Cardoso Vançan. 

A capacitação seguirá com as disciplinas Redação acadêmica (professora Graciele Silva Lima); Projeto de pesquisa (professora Laudicéia Fagundes); inglês Instrumental (professor Antônio Marcel, que reside em Berlin – Alemanha) e Supervisão e acompanhamento (professora Patrícia Bachega).

As aulas ocorrerão entre os meses de maio a outubro de 2021, em dias e horários a serem determinados de forma flexível e informados aos cursistas antecipadamente.

Leia matérias correlatas



 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here