
Ao todo 30 Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) das Unidades Ana Maria do Couto May (Penitenciária Feminina), Centro de Recuperação de Cuiabá (CRC), Centro de Custódia da Capital (CCC) e Penitenciária Regional Major Eldo de Sá Corrêa (Mata Grande) e 20 profissionais do Sistema Penitenciário de várias unidades do Estado participam remotamente da abertura da capacitação, que se deu pela plataforma Teams.
O projeto é apoiado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário mato-grossense (GMF) e conta com as parceiras da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária e da Rede Mato-Grossense de Formação em Relações Raciais (MT UBUNTU). A extensão é gratuita e todo o corpo docente trabalha de forma voluntária. Os professores foram apresentados no encontro on-line.
“Hoje é um grande dia e motivo de muito orgulho para o GMF. Começar um curso de extensão que irá preparar reeducandos e policias penais para disputar vagas de pós-graduação tão disputadas na área da Educação”, comentou o supervisor do GMF e do projeto de extensão, desembargador Orlando Perri, que prestigiou a aula inaugural.
O coordenador do GMF e um dos coordenadores-geral do projeto, juiz Geraldo Fernandes Fidelis, enalteceu a iniciativa inédita no país. “Estamos fazendo história no Brasil ao inserir a pós-graduação no ambiente penitenciário”, avaliou. “Esta parceria da educação forma horizontes para os policiais penais e principalmente para os reeducandos, que podem se preparar para quando conquistarem a liberdade alçarem voos cada vez maiores”, completou o magistrado.
A coordenador-geral da extensão e gerente do projeto, professor-doutor Paulo Alberto Vieira Santos, destacou que a qualificação tem dupla certificação: a mentoria para projetos que disputarão vagas de mestrado e o curso de extensão da Universidade Estadual de Mato Groso (Unemat). “Este curso pretende torna-los altamente competitivos no mercado de pós-graduação, que é tão acirrado. Aqui teremos uma relação horizontalizada, estamos ao lado de vocês para enfrentarmos esta jornada do conhecimento”, disse dirigindo-se aos curseiros.
As coordenadoras do Polo GMF, Alianna Cardoso Vançan e Patrícia Bachega, a coordenadora pedagógica Laudicéia Fagundes, a coordenadora do Núcleo de Educação em Prisões da (Saap), Fabiana Flávia de Magalhães Nascimento, e a professora Graciele Silva Lima se apresentaram aos participantes e desejaram sucesso. Todas irão ministrar aulas durante o curso. O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, também prestigiou a abertura do evento.
Os curseios PPL, Jovanil Salvaterra Carvalho e André Felipe de Amorim, que participaram da aula inaugural de uma sala do Centro de Recuperação de Cuiabá agradeceram pela oportunidade e prometeram dedicação ao curso. A pedagoga da PCE, Rozelvira Serpa de Salles, agradeceu pelo carinho de todos e se colocou à disposição para auxiliar os reeducandos e professores durante a capacitação.
Dinâmica – O curso de extensão será dividido em duas etapas: formação geral e formação específica. A formação geral será obrigatória para todos (as) candidatos (as) e consistirá em atividades de ensino com carga horária de 20 horas/aulas cada.
As aulas do curso que irá preparar os curseiros para processos de seleção de Programas de Pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, no Brasil ou exterior, começam efetivamente nesta terça-feira (18), com o primeiro módulo Gestão da informação e do tempo acadêmico, que será ministrado pelo professor-doutor Paulo Alberto Vieira Santos e pela professora Alianna Cardoso Vançan.
A capacitação seguirá com as disciplinas Redação acadêmica (professora Graciele Silva Lima); Projeto de pesquisa (professora Laudicéia Fagundes); inglês Instrumental (professor Antônio Marcel, que reside em Berlin – Alemanha) e Supervisão e acompanhamento (professora Patrícia Bachega).
As aulas ocorrerão entre os meses de maio a outubro de 2021, em dias e horários a serem determinados de forma flexível e informados aos cursistas antecipadamente.
Leia matérias correlatas
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT