Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT
Três pessoas presas em flagrante e 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a Operação Tolerância Zero realizada nesta quinta-feira (13), em Rondonópolis, pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos, com foco na repressão ao tráfico de drogas no município.
Durante as buscas, os policiais civis apreenderam diversas porções de drogas como maconha e cocaína e R$ 11 mil em notas de diferentes valores, além de outros objetos utilizados na pesagem e embalagem.
No decorrer da semana, outras oito prisões foram realizadas pela delegacia em diferentes bairros da cidade.
O delegado titular da Derf, Santiago Rozendo Sanches, destaca que a operação foi deflagrada com o objetivo de intensificar as ações investigativas sobre o tráfico de entorpecentes, identificando os responsáveis pelas lojinhas de vendas de drogas e também aqueles que abastecem os pontos.
Uma das prisões em flagrante ocorreu na Vila Canaã. Uma mulher de 26 anos vinha sendo investigada pela DERF por atuar como gerente de uma organização criminosa e responsável por abastecer pontos do tráfico no bairro com pasta base de cocaína. Durante cumprimento de busca na residência, os policiais aprenderam R$ 1.086,00 em notas trocadas e uma máquina de cartão. Duas balanças de precisão foram localizadas escondidas em troncos secos, nos fundos da casa.
Em busca pessoal na suspeita, realizada por uma policial feminina, foi apreendida uma porção de pasta base de cocaína dentro de uma peça íntima. Após receber voz de prisão, a mulher foi encaminhada à Derf e atuada em flagrante por tráfico de drogas.
No mesmo bairro, as equipes policiais prenderam um homem de 29 anos. O suspeito é apontado em outras investigações também por atuar com o tráfico de entorpecentes.
Durante cumprimento do mandado de busca e apreensão, os investigadores localizaram escondido na janela de um dos quartos, pedras de pasta base. Notas de diversos valores foram encontradas em uma bíblia e no armário da cozinha, além de documentos pessoais de terceiros, que podem ser de usuários que deixam como garantia de pagamento pela droga adquirida.
“O combate à criminalidade, em especial ao tráfico de drogas, precisa ser constante. A Polícia Civil mostra sua força e é isso que vimos fazendo constantemente nas ruas de Rondonópolis, através do trabalho da DERF e hoje, nesta operação, com o reforço de policiais civis das unidades da cidade”, destacou o delegado regional de Rondonópolis, Thiago Garcia Damasceno.
Tráfico na frente de crianças
Uma das prisões realizadas durante a semana foi de uma mulher de 44 anos, que traficava drogas na presença dos filhos menores de idade, no residencial Ana Carla. Ao ser abordada na terça-feira em sua residência, ela negou que tivesse drogas na casa e rapidamente sentou-se por cima de uma sacola. Quando os policiais civis iniciaram as buscas no interior da casa, a suspeita ficou bastante nervosa e tentava a todo momento distrair a equipe.
Enquanto os investigadores faziam as buscas, a mulher disse aos filhos que drogas seriam encontradas, mas que as crianças deveriam ficar tranquilas, pois ela logo sairia da cadeia. Ao perguntar novamente sobre os entorpecentes, os policiais ouviram um dos filhos pedindo que a mãe entregasse logo o entorpecente que estava na sacola que ela escondeu.
Ela admitiu que estava vendendo o entorpecente há seis meses, aproximadamente. Os policiais localizaram ainda uma balança de precisão, filme plástico e uma faca com resquícios de droga.
Durante a busca na casa, familiares da suspeita agrediram verbalmente a equipe policial.