Home Editorias Agricultura CNA e Embrapa anunciam resultados e nova etapa do Projeto Forrageiras para...
fullinterna_3


CNA e Embrapa anunciam resultados e nova etapa do Projeto Forrageiras para o Semiárido

| Por


Brasília (12/05/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam, na quinta (13), o dia de campo virtual do “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável”, onde serão apresentados os resultados de quatro anos do projeto e será feita a assinatura do termo de uma nova fase. 

Participam do evento os presidentes da CNA, João Martins, e da Embrapa, Celso Luiz Moretti, o coordenador geral do Projeto e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, além de produtores, pesquisadores, técnicos, presidentes e representantes das demais Federações e dos sindicatos rurais.

Criado em 2017, o projeto avalia o potencial produtivo e a adaptação das plantas forrageiras às condições climáticas do semiárido para recomendação de novas opções de fonte de alimento para os rebanhos.

Para isso, foram instaladas 13 Unidades de Referência Tecnológica (URTs) em todos os estados da região Nordeste, além da região Norte de Minas Gerais. Mais de 30 plantas forrageiras são testadas nas unidades, entre gramíneas perenes e anuais, variedades de cactáceas e plantas lenhosas.

O Dia de Campo será dividido em dois períodos. Pela manhã, a CNA e a Embrapa assinam um Termo de Cooperação Técnica e Financeira para dar continuidade às pesquisas do Forrageiras. O objetivo da fase dois é intensificar as pesquisas com as plantas que apresentaram melhor desempenho em cada URT, incluindo o pastejo dos animais para que se possa analisar a resistência das forrageiras no dia a dia.

Ainda na parte da manhã, serão apresentados os resultados positivos do projeto desses anos de pesquisa. À tarde, serão detalhados os trabalhos realizados nas três Unidades de Referência Tecnológica que funcionam na Bahia, nos municípios de Itapetinga, Ipirá e Baixa Grande.

As pesquisas e o trabalho realizados nas outras unidades serão conhecidos em uma sequência de lives nas próximas semanas.

Confira a programação:

20/05 – Minas Gerais, Alagoas e Piauí
27/05 – Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará e Paraíba
02/06 – Pernambuco

O evento será gratuito e não precisa de inscrição. Acesse: http://agropelobrasil.com.br

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here