Home Cidades Planos de resíduos sólidos serão debatidos nas regiões pólos de Mato Grosso
fullinterna_3


Planos de resíduos sólidos serão debatidos nas regiões pólos de Mato Grosso

| Por
Crédito: divulgação


A equipe da UFMT que elabora o Plano de Estadual de Resíduos Sólidos de Mato Grosso (PERS) realizará cinco reuniões para apresentar e debater o Plano com as característica dos municípios das cinco regiões intermediária de Mato Grosso. As reuniões começam no dia 31 de maio na região de Cuiabá e prosseguem em junho abrangendo as outras quatro regiões: Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis e Cáceres.

A expectativa é de alcançar os 141 municípios do Estado, apresentando os dados já coletados em todo um processo de quase um ano de execução do Plano que conta com parcerias da Unisselva-UFMT, SEMA, Ministério do Meio Ambiente, Caixa, e Setec.

As discussões em Cuiabá, envolverão os 30 municípios que integram a região; em Sinop (no dia 1º de junho) a abrangência é de 42 municípios; Barra do Garças discutirá a situação de 30 municípios (dia 2 de junho): Rondonópolis está agendado para dia 8 de junho com participação de 18 municípios e Cáceres terá prosseguimento do ciclo com participação de 21 municípios (no dia 9 de junho).

O PERS vem sendo construído desde agosto de 2020 com a entrega da Projeto de Mobilização Social e Divulgação pela UFMT à Sema, o Plano deve abranger todo o território do Estado, com horizonte de atuação de 20 anos e revisão a cada 4 anos, de modo a atender ao estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal nº 12.305/2010. Além de questões sobre Aspectos Sociais: Perfil de Associações e Cooperativas de Catadores também abrangeu em suas discussões nos eixos: Resíduos Sólidos Urbanos, Resíduos Sólidos na Indústria, Resíduos Sólidos na Saúde, Resíduos Sólidos da Mineração, Resíduos Sólidos de Logística, Resíduos Sólidos no Transporte, Resíduos Sólidos na Construção, Resíduos Sólidos no Saneamento, Resíduos Agrossilvopastoris geral e particularizado em Pecuária-Indústria -Agroindústria Associada ao Estado e Resíduos Sólidos do setor Madeireiro.

O Plano foi definido como “um processo que visa impulsionar a gradual mudança de atitudes, hábitos e consumo na sociedade” pela coordenadora técnica do projeto, a professora Eliana Rondon, da UFMT. “Ele deve apontar caminhos, orientar investimentos, subsidiar e definir diretrizes para os planos de regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregionais”, disse na época da entrega do projeto à SEMA. Além disso, será uma ferramenta para o acesso a incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento.

Na sua concepção foram realizadas reuniões que debateram a situação dos catadores de recicláveis, economia circular e solidária e logística reversa. “O modelo de planejamento é participativo, estimula os segmentos sociais a contribuírem com discussões, proposições, divulgação e validações”, explicou o professor Paulo Modesto Filho, coordenador geral do PERS/UFMT.

Em razão da Pandemia do Covid-19 as reuniões se deram à distância por meio de 13 Webinares em respeito ao distanciamento social, reuniões setoriais com uso da Tecnologia de Informação envolvendo A participação da UFMT no processo foi considerado um avanço para Mato Grosso por Mauren Lazzaretti, secretária de Estado de Meio Ambiente. “Nos dedicamos arduamente a destravar o processo de contratação deste Plano que é importante para organizar e dar as diretrizes gerais de gestão para os municípios e para o próprio Estado no que tange ao manejo adequado dos resíduos”, disse na ocasião do início do projeto.

As reuniões serão virtuais. Foi disponibilizado o link que permitirá acesso integral em https//persmt.setec.ufmt.br/reuniõesregionais.

Fonte: AMM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here