Home Editorias Mato Grosso Escola Dr. Mário de Castro será a primeira a adotar projeto de...
fullinterna_3


Escola Dr. Mário de Castro será a primeira a adotar projeto de formação profissional em tecnologia

| Por


Quase 30 anos após sua criação, a Escola Estadual Dr. Mário de Castro, no bairro Pedra 90, ganha um novo prédio que será referência para a educação de Mato Grosso. Além da qualidade da estrutura física, a escola será a primeira a adotar o projeto Profissão 4.0. O prédio foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (10.05), pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Com investimentos de R$ 7.831.454,23, a escola tem capacidade para 1.700 estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. São 17 salas de aula, laboratórios de física e química, sala do Profissão 4.0, sala de professores, sala de reuniões, secretaria, coordenação, diretoria, refeitório e quadra poliesportiva.

“Entregamos hoje uma bela e moderna escola que traz conceitos novos que queremos na educação, conceitos de qualidade na construção. Também inova com o Profissão 4.0, um projeto do Mais MT. Vamos trazer para dentro das escolas laboratórios que vão estimular o aprendizado de tecnologia. Dar aos nossos alunos, principalmente do Ensino Médio, além da formação acadêmica do 2º grau, mas também a formação profissional”, destacou Mauro Mendes.

O governador afirmou, ainda, que os estudantes vão sair mais qualificados e preparados para o Ensino Superior ou até mesmo para ingressar no mercado de trabalho. Lembrou também dos investimentos no setor, de quase R$ 1 bilhão, com construção de novas escolas, reformas, garantia de tecnologia e investimento na área pedagógica. “E tudo isso tem um objetivo, que é melhorar os índices de aprendizagem dos nossos estudantes, garantir a eles uma formação de qualidade”.

“Queremos preparar o estudante para o século XXI. Com essa nova estrutura e projeto pedagógico tenho certeza que daqui sairão futuros engenheiros, advogados, grandes mestres. Esta escola vai formar uma sociedade de opinião, seres pensantes”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Material didático

Além dos investimentos em infraestrutura e na área pedagógica, o secretário Alan Porto enfatiza a formação continuada dos professores e o material didático igual ao utilizado em escolas particulares.

“Vamos garantir ao filho do trabalhador, do agricultor, uma escola totalmente diferenciada, com estrutura adequada e material didático da melhor qualidade. Vamos estimular nossas crianças, adolescentes e jovens a sonharem com um futuro melhor”.

Segundo o secretário, o “brilho no olhar” dos educadores e a força de vontade em fazer o melhor vão refletir em segurança aos estudantes, que poderão avançar muito mais.

“Participei da concepção desta obra, do projeto, de toda a construção. É uma alegria imensa entregar essa obra. A escola atrativa melhora a qualidade do ensino e da aprendizagem. E tenho certeza que é por meio da educação que podemos diminuir as desigualdades sociais”, reforçou.

Novo prédio

As obras da Escola Estadual Dr. Mário de Castro estavam paralisadas e foram retomadas em agosto de 2019 pelo atual Governo. Criada pelo decreto 1.809 de 18 de agosto de 1992, a escola nasceu junto com o bairro. Hoje são mais de 100 mil moradores e a região se transformou. De um bairro periférico, com altos índices de violência, hoje o Pedra 90 tem outra realidade. Comércio próprio, mais seguro, praticamente independente da região central da Capital.

Por meio do Programa 4.0, os estudantes terão acesso a conhecimentos teóricos de tecnologia em cursos rápidos e ainda terão equipamentos para colocar em prática o que aprenderem, com aplicações de designer em computador e impressão de protótipos. Também vão aprender sobre robótica e terão aulas de inglês e informática.

Inauguração

A inauguração do novo prédio da Escola Dr. Mário de Castro contou com a participação de diversas autoridades, entre eles o senador Jayme Campos, que era governador do Estado quando a unidade foi criada. Ele destacou o desenvolvimento do bairro, as melhorias recebidas e a grande conquista com o novo prédio.

A deputada federal Rosa Neide enfatizou que o governo anterior fechou as portas para a educação e o governador Mauro Mendes tem investido onde mais precisa. “É isso que a educação precisa, de investimentos onde estão as crianças que mais necessitam de ajuda”.

O deputado estadual Wilson Santos ressaltou a qualidade do material didático adquirido pelo Estado, afirmando que os primeiros colocados nas principais faculdades do país usam material apostilado semelhante.

Também participaram do evento os deputados estaduais Allan Kardec, Elizeu Nascimento e Paulo Araújo; o presidente da Fiemt, Gustavo Oliveira; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda (Desenvolvimento Econômico); além de vereadores e líderes comunitários.  

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here