Home Política Nacional Comissão aprova projeto que lista as prioridades para distribuição de alimentos da...
fullinterna_2


Comissão aprova projeto que lista as prioridades para distribuição de alimentos da agricultura familiar

| Por


Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Votação de propostas. Dep. Célio Silveira (PSDB - GO)
Silveira, relator do projeto, ampliou os públicos prioritários

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 10434/18, que define os destinatários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mantido pelo governo federal.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Célio Silveira (PSDB-GO), ao texto original do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e um apensado.

O substitutivo inclui dispositivos na Lei 10.696/03, que instituiu o PAA. Esse programa incentiva a agricultura familiar por meio da distribuição de itens a pessoas em situação de insegurança alimentar, à rede socioassistencial e a órgãos da administração pública, além da formação de estoques estratégicos.

Insegurança alimentar
“A proposta é meritória na medida em que busca reunir em um só diploma legal todos os beneficiários do PAA, estabelecendo, ainda, uma ordem de prioridade no fornecimento dos alimentos”, afirmou Célio Silveira.

O relator ampliou o público-alvo. Além das entidades socioassistenciais, em especial as de atendimento a pessoas com deficiência e de longa permanência para pessoas idosas, serão prioritários ainda os equipamentos de alimentação e nutrição e as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Conforme o substitutivo, excepcionalmente será admitida a aquisição de itens destinados à alimentação animal nos municípios em situação de emergência ou de calamidade pública. Em alguns casos será viabilizada a compra de sementes.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here