Home Editorias Mato Grosso Alunos de Cuiabá e da Polônia fazem intercâmbio online de língua espanhola
fullinterna_3


Alunos de Cuiabá e da Polônia fazem intercâmbio online de língua espanhola

| Por


Para motivar os alunos a estudar e dominar a língua espanhola, a professora Cristiane Montes de Novaes realiza um intercâmbio online com alunos de escola pública da Polônia. São dois países que não têm o espanhol como língua materna, mas estudam como língua estrangeira.

O resultado é o melhor possível com os alunos que não veem a hora de fazer contato não presencial com seus colegas do outro lado do mundo.

Cristiane leciona na Escola Estadual Ferreira Mendes, no bairro Boa Esperança em Cuiabá, e trabalha com o projeto “uso das redes sociais no ensino remoto de língua espanhola – intercâmbio cultural e linguístico entre Brasil e Polônia”. Participam 20 alunos do Ensino Médio da EE Ferreira Mendes.

Do lado polonês, também participam 20 alunos com o trabalho coordenado pela professora Malgorzata Wilk, da Escola Pública IV Liceum Ogólnoksztalcace im. Boleslawa Chrobrego w Bytomiu do município de Bytom.

O contato entre os alunos é via WhatsApp (que é popular na Polônia), Instagram e Facebook. Por causa do fuso horário – 6 horas – os alunos não tiveram contato por vídeo.

“Para não tornar um projeto cansativo, nós decidimos deixá-los mais à vontade. Eles se comunicando via chat e dentro de horário disponível de cada um, considerando que muitos deles trabalham ou têm outros afazeres”, ressalta Cristiane. 

Entre os alunos participantes está Mateus Henrique, do 3º ano do Ensino Médio. Entusiasta do intercâmbio, ele gravou um vídeo para os colegas da Polônia relatando o que faz e seus hobbies em Cuiabá. “Estou aprendendo a falar espanhol e conhecendo alguns aspectos da Polônia”, ressalta.

Mateus estudou desde o 1º ano com a professora Cristiane e consegue dominar a língua espanhol.

Seu colega Italo Silva, do 1º ano, também gravou um vídeo falando sobre ele e Cuiabá. O estudante aprendeu espanhol em casa e ao chegar ao Ensino Médio, demonstrou um interesse que impressionou a professora. “É muito gratificante você ter um aluno que chega motivado para uma língua estrangeira”, festeja a professora.

Cristiane conheceu sua colega polonesa em agosto de 2019, em Santander na Espanha durante um curso de formação em língua espanhola, na cidade de Santander na Espanha.

Cristiane foi a única professora de Mato Grosso selecionada pelo Ministério da Educação da Espanha para as nove vagas destinadas ao Brasil.

“Lá mesmo na Espanha montamos o esboço desse intercâmbio. O foco desse projeto é fazer com que os alunos usem a língua espanhola como meio de comunicação entre ambos, considerando que tanto Brasil como Polônia não têm a língua espanhola como língua materna e que os mesmos ofertam o ensino da Língua Espanhola como língua estrangeira em suas respectivas instituições”, assinala.

Para Cristiane, a tecnologia aproxima as pessoas, pois oferece uma oportunidade de conversar com pessoas de outro continente, uma situação impensável há 20 anos. 

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here