Home Cuiabá Mais de 12% dos mato-grossenses já tomaram a primeira dose de vacina
fullinterna_3


Mais de 12% dos mato-grossenses já tomaram a primeira dose de vacina

| Por Da Redação NMT com g1
Pouco mais de 5%, porém, receberam as duas doses. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Até esta quinta-feira (6), Mato Grosso já havia registrado pelo menos a primeira dose da vacina em 444.168 pessoas, o que equivale a 12,6% do total da população de pouco mais de 3,2 milhões de habitantes, segundo o IBGE.

Ao todo, o estado já recebeu 940.780 doses de imunizantes contra a Covid-19. Já a segunda dose, segundo os registros oficiais do Governo do Estado, foi aplicada em 206.437 pessoas, correspondendo a 5,85% da população.

Em Cuiabá, 100 mil pessoas estão imunizadas com a primeira dose da vacina, o que representa 40% dos grupos prioritários contemplados na campanha de vacinação e pouco mais de 16% da população da capital, que é de 618.124.

Coronavac em falta

Onze municípios de Mato Grosso afirmaram em pesquisa realizada na última semana pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que ficaram sem vacina para aplicação da segunda dose no prazo estipulado pelo informe do imunizante.

O Ministério da Saúde orientou pela aplicação total do estoque e não pelo estoque das segundas doses, comprometendo-se com o envio destas remessas, o que não ocorreu. A falta de planejamento prejudicou, sobretudo, trabalhadores da saúde e idosos.

Além disso, sete municípios mato-grossenses ficaram sem vacinas para a aplicação até mesmo da primeira dose no grupo prioritário. Entre os municípios que suspenderam a aplicação da segunda dose estão Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop e Poxoréu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here