Home Política Nacional Deputados concluem votação de projeto que torna permanente o Pronampe
fullinterna_2


Deputados concluem votação de projeto que torna permanente o Pronampe

| Por


Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Plenário - Sessão Deliberativa
Plenário realiza sessão deliberativa virtual

A Câmara dos Deputados concluiu a votação do Projeto de Lei 4139/21, do Senado Federal, que torna permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado para socorrer o setor durante a pandemia de Covid-19. Devido às mudanças, a matéria retornará para uma segunda votação dos senadores.

A matéria foi aprovada na forma de um substitutivo da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, aproveitando a maior parte do texto da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, de autoria do deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA).

O texto autoriza a prorrogação das parcelas vencidas e a vencer dos empréstimos concedidos até 31 de dezembro de 2020. Essa prorrogação será por até um ano, prorrogando por igual período o prazo do parcelamento.

Pontos rejeitados
Três dos quatro destaques votados pelo Plenário pretendiam manter os juros atuais do programa, de Selic mais 1,25% ao ano. A tentativa de mudança ocorreu por meio de destaque do Psol e de emendas dos deputados Helder Salomão (PT-ES) e Renildo Calheiros (PCdoB-PE).

Já emenda do deputado Danilo Cabral (PSB-PE) pretendia diminuir os juros propostos pelo projeto de Selic mais 6% ao ano para um máximo de 3% nas operações a partir de 1º de janeiro de 2021.

A última emenda rejeitada, também do deputado Helder Salomão, pretendia permitir que os bancos usassem recursos de sobras do FGO para novas operações do Pronampe sem devolvê-los ao Tesouro Nacional.

Mais informações a seguir.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here