Home Editorias Polícia Cidade da Polícia Civil em Sinop proporciona qualidade na estrutura de trabalho...
fullinterna_3


Cidade da Polícia Civil em Sinop proporciona qualidade na estrutura de trabalho a servidores e atendimento à população

| Por


Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT 

O novo complexo que abriga as Delegacias da Polícia Civil em Sinop foi inaugurado nesta quarta-feira (05.05) pelo governador Mauro Mendes, diretoria da instituição e autoridades do Estado e do município.A nova estrutura, que abriga em um mesmo prédio todas as u nidades da Polícia Civil da maior cidade do norte de Mato Grosso, é um marco para a estrutura da instituição no interior do estado.

Foram instaladas na Cidade da Polícia Civil a Delegacia Regional; 1ª Delegacia de Polícia; Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso; a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos e a Central de Flagrantes.

O governador Mauro Mendes pontuou a organização das finanças estaduais, o que possibilitou com que o Estado pudesse incrementar os investimentos na segurança pública, dentro do programa Mais MT. Desta forma, o Governo pode ampliar o número de viaturas, adquirir armamento para as forças e investir nas estruturas das unidades policiais. “Não tem mágica, tem trabalho sério. Tem um Estado que paga seus fornecedores em dia. O fornecedor sabe que entrará em uma licitação do Estado e receberá em dia. Tudo isso é trabalho sério e todo esse trabalho significa economia aos cofres públicos. Ganha o servidor, ganha o cidadão, ganha o Estado”, pontuou o governador. 

Mendes também falou da aquisição para este ano mais três mil pistolas. “Queremos 100% de todo efetivo da Polícia Civil e da Militar equipada com esse armamento. Sabemos que nossos policiais têm uma rotina estressante, cansativa, e merecem trabalhar com o que tem de melhor, pois são profissionais de qualidade e todos vão continuar prestando o melhor serviço de qualidade ao estado de Mato Grosso”, destacou Mendes.

Com quase 4 mil metros quadrados, sendo mais de 2,2 mil de área construída, as delegacias de Sinop têm um espaço amplo e confortável para o trabalho das equipes e atendimento à população. A estrutura conta com 67 salas, 33 banheiros, estacionamento coberto para 16 veículos e aberto para aproximadamente 35 carros, área verde com 700 metros quadrados, além de uma sala destinada à Polícia Militar.

“Para trabalhar e atender, para servir bem, temos que estar bem. Agradeço a confiança da instituição e das equipes que estão conosco que nos permitirão chegar a este sonho de uma sede nova para as delegacias. O cidadão que procurar a Polícia Civil de Sinop será bem atendido em um ambiente digno, assim como o servidor que tem um ambiente salubre para exercer suas atividades. A Polícia Civil é a garantidora dos direitos fundamentais do cidadão e estamos aqui para dar a mão a quem vem nos procurar”, resumiu emocionado o delegado regional de Sinop, Carlos Eduardo Muniz.

Maior cidade do norte de Mato Grosso, Sinop prosperou desde sua fundação baseada no agronegócio e viveu um intenso fluxo migratório, especialmente nos últimos 20 anos, o que demanda das instituições de segurança pública melhor estrutura para fazer frente no combate à criminalidade.

“As estruturas das delegacias da Polícia Civil sempre me desagradaram e realizamos esforços conjuntos para mudar esse cenário. Em 2019 iniciamos tratativas firmes de mudanças aqui para Sinop e após a dedicação de diversas pessoas, estamos aqui hoje concretizando este sonho. Agradeço especialmente às pessoas que se envolveram diretamente nessa mudança, em especial ao delegado Douglas Turíbio, idealizador dessa mudança que muita gente desacreditava. Assim como o atual delegado regional que deu sequência a esse projeto e com sua equipe nos permitiu estarmos aqui nesta data. As portas da polícia Civil estão abertas a quem necessitar de atendimento digno e de qualidade”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval.

A aquisição dos equipamentos de tecnologia de informática e mobiliário foi custeada por meio de emenda parlamentar, no valor de R$ 500 mil, destinada pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco.

“Temos orgulho da nossa segurança púbica, da Polícia Civil. A prefeitura abriu as portas para parcerias, assim como o parlamentar Juarez Costa, que com seu trabalho batalharam para que a sociedade seja beneficiada com a estrutura destinada para as delegacias de Sinop e seus servidores atuarem. Um ambiente melhor permite à população ser bem atendida”, pontuou o deputado Dal Bosco, que agradeceu todas as parcerias que auxiliaram a área da Segurança Pública.

O projeto de adequação do prédio, locado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, foi desenvolvido pela Gerência de Acompanhamento de Projetos, Convênios e Obras, da Diretoria de Execução Estratégica (DEE) da Polícia Civil.

Para abrigar as delegacias no prédio foram realizadas a reforma e adequações na estrutura. O contrato também englobou a climatização de todas as salas, divisórias, construções de celas, pintura e layout com a identidade visual conforme a padronização nacional da Polícia Civil. As obras iniciaram em setembro de 2020, com um valor estimado em R$ 1,5 milhão, que incluiu ainda a construção da Central de Flagrantes.

O secretário de Segurança Pública lembrou os esforços da secretaria para organizar os pagamentos aos fornecedores da área e dos investimentos que estão sendo realizados recentemente. “A partir de agora a sociedade vai colher cada vez mais um serviço público de qualidade. Mais uma vez o tempo e a sociedade são testemunhas de que a competência e a seriedade na gestão quando andam juntas, são capazes de transformar uma sociedade e nos permitem trazer aos nossos policiais mais armamento, tecnologia embarcada, mais mobiliários e equipamentos. Isso é reflexo de uma parceria do Estado com a sociedade civil organizada e prefeituras, que se traduz na qualidade da investigação e do trabalho de nossos profissionais”, destacou Alexandre Bustamante. 

Ele enfatizou ainda que neste ano, a Secretaria entregará a cada policial do Estado uma pistola da marca Glock, além de coletes balísticos. “Temos armamento de qualidade para que nossos profissionais possam trabalhar. E crescemos também na aplicação da tecnologia, a exemplo do inquérito eletrônico criado pela Polícia Civil que chegou para ficar, 100% digital e colocando Mato Grosso na vanguarda no País, eliminando o papel nos procedimentos policiais e proporcionando mais economia e segurança na tramitação das peças investigativas”, apontou o secretário de Segurança Pública.

Homenagens

A Delegacia Regional de Sinop fez uma homenagem às autoridades e sociedade civil que colaboraram para que a nova estrutura da Polícia Civil no município se concretizasse: membros do Governo do estado; Conselho Comunitário de Segurança, empresas Inpasa, Sinop Energia, Poder Judiciário, Promotoria de Justiça, Prefeitura de Sinop e o escrivão Gilberto Leal Silva, servidor com mais tempo de carreira na Polícia Civil em Sinop.

Participaram da inauguração da Cidade da Polícia a diretoria da instituição: Daniela Maidel (Execução Estratpegica); Ana Paula Faria (Academia de Polícia); Juliano Carvalho (Inteligência); Walfrido Nascimento (Interior), Fernando Pigozzi (Atividades Especiais); delegados regionais de Juína, de Alta Floresta, Confresa, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Nova Mutum e Guarantã do Norte e equipe da Gerência de Operações Especiais.

Fonte: PJC MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here