Home Editorias Política Thiago Silva defende a criação de comenda para homenagear líderes comunitários
fullinterna_3


Thiago Silva defende a criação de comenda para homenagear líderes comunitários

| Por


Thiago Silva durante sessão plenária na ALMT.

Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou o projeto de resolução 79/2021 nesta quarta-feira (05), para a criação da Comenda “Professora Vilma Moreira” e “Manoel Franscisco de Almeida (Bié)” em homenagem aos líderes comunitários e seus serviços prestados em Mato Grosso. Cinco de maio é comemorado nacionalmente o Dia do Líder Comunitário. 

A professora Vilma era reconhecida como uma das principais lideranças femininas de Rondonópolis. Foi presidente de bairro, presidente do Sindicato de professores e servidores públicos (Sipros) por seis mandatos, vereadora por dois mandatos em Rondonópolis e entrou para a história de Mato Grosso por ter sido eleita a primeira deputada negra do Estado.

Como educadora, Vilma trabalhou na Escola Domingos Aparecido dos Santos, em Rondonópolis, presidiu o grupo de jovens na cidade de Aparecida D’Oeste (SP) e em Rondonópolis pertenceu ao Grupo JUSC, da paróquia Bom Pastor. Era cursilhista, vicentina e pertencente à Paróquia São José Esposo, no Conjunto São José. Fazia parte do Lions Clube Rondonópolis e também do grupo Voluntários da Paz “Mulheres em Ação”.

Para homenagear os líderes comunitários do sexo masculino, o deputado criou a comenda “Manoel Franscisco de Almeida”. Manoel Francisco, conhecido como Bié, foi o primeiro presidente do bairro Canjica, em Cuiabá, fundador da Ucamb, ex-presidente de FEMAB e perdeu sua vida em um acidente de carro em 1988.

“Criamos o projeto para homenagear a saudosa professora Vilma e também o Bié, que eram grandes lideranças comunitárias e representavam com dignidade os bairros e a comunidade”, disse o deputado Thiago Silva.

O Presidente da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, elogiou a postura do deputado Thiago em fazer esta bela homenagem a todos os líderes comunitários do estado. “A Prof. Vilma e o Bié foram dois grandes exemplos de lideranças comunitárias que dedicaram a sua vida em prol das melhorias das comunidades do nosso Estado. Parabenizamos o Deputado Thiago Silva pela iniciativa de valorizar a história do movimento comunitário e homenagear essas duas grandes lideranças que fizeram muito pelos nosso bairros”, disse Arruda.

Fonte: ALMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here