Nesta quarta-feira (05.05) comemora-se o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante. E, apesar da cortesia no trânsito ser um dever de todos, a data reforça a importância de algumas atitudes como respeitar os limites de velocidade, as vagas especiais de estacionamento, a prioridade do pedestre em especial em relação ao uso da faixa de segurança para a travessia, manter livre as calçadas e rampas de acesso, os motoristas manterem a distância de segurança dos demais veículos e reduzirem a velocidade ao passar por um ciclista.
“Essas são algumas atitudes importantes e simples no nosso dia a dia para que possamos manter a harmonia e segurança no trânsito para todos”, destacou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.
O objetivo do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante é sensibilizar o motorista sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes e proteger a sua vida e a de terceiros.
Maio Amarelo
O movimento internacional Maio Amarelo já está acontecendo e é uma das ações que visam promover a conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Este ano a campanha traz o tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.
O objetivo é promover a empatia em prol da preservação de vidas no trânsito, trazendo mais consciência e harmonia para um trânsito com mais respeito e responsabilidade.
A campanha envolve o poder público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar em torno dessa luta toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
Este ano, assim como no ano passado, em razão das restrições impostas pela situação de pandemia, as ações da campanha serão de forma digital, para evitar aglomerações.