Home Cuiabá COVID-19 | Em MT, vacina da Pfizer deve ser aplicada apenas em...
fullinterna_1
fullinterna_2


COVID-19 | Em MT, vacina da Pfizer deve ser aplicada apenas em Cuiabá

| Por da Redação NMT com Diário de Cuiabá
(Foto: Reprodução)

Na última quinta-feira (29) chegou ao Brasil o primeiro lote com 1 milhão de doses da vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech. A distribuição dessas doses será feita de maneira proporcional e igualitária entre as capitais brasileiras – e a aplicação também deve se restringir às capitais.

A distribuição atende uma recomendação do Ministério da Saúde e leva em conta as baixas temperaturas de refrigeração das doses, armazenadas em caixas a uma temperatura de -70°C.

De acordo com o Ministério da Saúde, as capitais receberão as vacinas armazenadas entre -25°C e -15°C e elas podem ficar nesta faixa de temperatura por até 14 dias.

Entretanto, quando o imunizante chega às salas de vacinação (com temperaturas de +2°C a +8°C), a aplicação na população deve ocorrer em até cinco dias.

Devido ao curto espaço de tempo, o Ministério da Saúde está orientando, para essa primeira remessa, que a vacinação com as doses da Pfizer fique restrita às capitais e, se possível, ocorra em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Anvisa.

Na semana passada, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) chegou a informar que a Capital não estava cotada para receber o imunizante, provavelmente, por conta da alta temperatura registrada na cidade.

Porém, o município resolveu o problema firmando parceria com o Hospital Geral (HG) para utilização de um freezer da unidade hospitalar com temperatura até – 86ºC e capacidade de 486 litros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here