Home Editorias Cultura RONDONÓPOLIS | Vila Rica terá parte da sua história registrada em filme...
fullinterna_3


RONDONÓPOLIS | Vila Rica terá parte da sua história registrada em filme e livro

| Por Da Redação NMT com Assessoria
Trabalho de entrevistas e gravações já foram iniciados com os moradores e pioneiros da Vila Rica, em Rondonópolis. Foto - Divulgação

Duas personalidades de destaque em suas atividades se uniram em Rondonópolis para contar a história de um lugar que se tornou uma referência para se viver e morar. O escritor Hermélio Silva e o fotógrafo Cesar Augusto juntaram suas experiências profissionais para a produção de um filme e um livro contanto a história do bairro Vila Rica, em Rondonópolis, estado de Mato Grosso.

Hermélio e César Augusto pontuam que a iniciativa conjunta é um desafio, pois será um trabalho minucioso de pesquisas e entrevistas. “A primeira gravação foi com o pioneiro João Batista Cândido Soares, o João do Leite, que nos deu o cabedal para iniciar as obras. Uma excelente entrevista, pois esse morador já estava na região do bairro antes dele nascer, porque era o capataz da fazenda que tinha ao lado, e ele passava quase que diariamente no local, que era só cerrado”, informa Hermélio.

Hermélio Silva (d) com o pioneiro João Batista Cândido Soares: Memórias de tempos idos. Foto – Divulgação

O escrito diz que ficou impressionado com a memória fotográfica do pioneiro. ” Falou sobre os animais, frutos, nascentes e até a plantação de café que havia ali antigamente”, completou. Dona Marlene Dias Garcia Almeida é outra pioneira e moradora da Vila Rica que já foi entrevistada para a obra. “A casa do meu pai era a terceira aqui no início do bairro Vila Rica, tinha muitos macaquinhos, tamanduás, aqui também tinha caranguejos, sapão, muitos sapos”, relembra.

Fotógrafo César Augusto coordena os trabalhos de filmagens e fotografias para produção da obra. Foto – Divulgação

O livro sobre a Vila Rica rondonopolitana será contado por 15 personagens selecionadas para entrevistas, com uma visão especial do fotógrafo Cesar Augusto, que também é morador do lugar e apaixonado pela região. “O objetivo desse projeto é materializar e eternizar a história dessas pessoas, que acreditaram que aqui seria um bom lugar para criar a família, viver e para envelhecer. Meu sonho é esse, de contar os testemunhos das pessoas que viveram e vivem há até 40 anos no bairro e esse será o legado que eu queiro deixar pra nossa comunidade”, disse Cesar Augusto.

No trabalho conjunto dos profissionais, Cesar vai direcionar as fotografias e filmagens e Hermélio as entrevistas e a produção do livro. “Será mais um grande desafio, mas estou feliz em poder executar esse trabalho para os anais da nossa querida Rondonópolis, em conjunto com o expert Cesar Augusto”, enfatiza Hermélio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here