Home Cuiabá PANDEMIA | Números de nascidos e mortos nunca estiveram tão próximos em...
fullinterna_3


PANDEMIA | Números de nascidos e mortos nunca estiveram tão próximos em MT

| Por Da Redação NMT com OD
Proporcionalidade entre nascidos e mortos caiu vertiginosamente, sobretudo em março. Foto - Babycenter

A alta no número de mortes em Mato Grosso, em virtude da pandemia, no mês de março, provocou um fenômeno inesperado no estado: a aproximação recorde entre os números de nascimentos e óbitos, que atingiu o menor patamar da série histórica do Registro Civil, iniciada em 2003.

Com 4.526 nascimentos e 2.514 óbitos, a diferença entre ambos ficou em 2.012 atos, o que equivale a 80%, e uma redução histórica de 108% desde o início da pandemia em março de 2020.

Vale lembrar que Mato Grosso, assim como vários estados do Brasil, enfrentam o pior momento da pandemia e registram recordes diários de mortes causadas pela Covid-19.

Os dados constam do Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País.

A diferença entre os dois atos já vinha caindo ao longo do tempo, mas acelerou vertiginosamente com a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Em 2003, no início da série história, esta diferença era de mais de 280%, baixando para 230% na década de 2010 e abrindo 2020 com diferença na casa dos 180%.

Com o início da pandemia, estava em 188% em março, caindo para 94% em julho, e agora com a diferença de 80%. Atrela-se a isso que muitos casais também decidiram se planejar melhor e não ter um filho em um período tão turbulento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here