Lugar de mulher é na política, expandindo e ocupando espaços historicamente dominados por homens. O debate foi este no painel “Mulher na Política Eleitoral Constitucional” que aconteceu durante a IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, em Curitiba (PR). O painel teve como palestrante a conselheira seccional da OAB-MT, Fabiola Cassia de Noronha Sampaio.
“Trouxe algumas reflexões sobre o papel da mulher na política, a importância de ocuparmos espaços de poder também na política”, destacou Fabiola.
Conduziu a discussão como presidente Marilda Sampaio de Miranda Santana (Conselheira Federal/BA), com a Relatora Talita Silvério Hayasaki (Secretária-Geral OAB/GO) e a Secretária Emma Bueno (Presidente da CMA/PR. Especialista em Direito Eleitoral). Também foram palestrantes Juliana Freitas (Membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral do CFOAB) (20”) e Marilda Silveira (Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral).
CONFERÊNCIA
O Painel Mulher na Política Eleitoral Constitucional foi realizado na Sala Walkyria Naked, advogada ativista, feminista e pioneira na profissão. A única mulher a figurar no grupo dos 127 primeiros inscritos na recém-criada seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil. Foi uma das poucas a seguir o exemplo de Myrthes Gomes de Campos, do Rio de Janeiro, a primeira advogada atuante no país.
—
Fonte: OAB – MT