Em um comunicado feito nesta quinta-feira, 3, o governo dos Estados Unidos anunciou que vai enviar via consórcio Covax Facility 6 milhões de vacinas contra a Covid-19 para pelo menos 14 países da América do Sul e América Central até o fim de junho.
Além dos seis milhões enviados à América Latina, o governo Biden anunciou 7 milhões de doses para 18 países asiáticos, 5 milhões para a África (sem detalhar para quais países), e outros seis milhões para países considerados como “prioridades regionais”. Entre esses lugares estão México, Canadá, República da Coreia, Jordânia, Iraque, Haiti e Gaza. “Essa estratégia vacinal é um componente vital da nossa estratégia global para liderar o mundo na luta contra a Covid-19″, afirma trecho do comunicado divulgado pela Casa Branca.
Ao todo, o país deve distribuir 80 milhões de vacinas para o mundo, 25 milhões na primeira leva anunciada nesta quinta. Segundo o comunicado desta quinta, 75% delas serão doadas via consórcio Covax e as outras 25% serão dadas diretamente aos países com necessidades, priorizando vizinhos e aqueles que solicitaram auxílio imediato dos norte-americanos.