Adoção de indicador coloca Tribunal dentre os poucos órgãos públicos que possuem uma métrica de avaliação dos líderes
A partir de agora, os cargos de presidente, vice-presidente, ouvidor e diretor-geral do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) serão avaliados. O indicador que medirá o desempenho da alta administração foi aprovado pelo Comitê de Governança e Estratégia do órgão com objetivo de garantir maior efetividade e aperfeiçoamento da organização.
Segundo a presidente do TRT, desembargadora Adenir Carruesco, essa nova forma de avaliação representa um salto na transparência da instituição. “O cidadão tem o direito de saber essas informações. Elevar o grau de transparência das ações e processos do TRT/MT, bem como avaliar a alta administração, é algo que vem sendo construído há algum tempo e é uma boa forma de medir resultados”.
Indicador
Os dirigentes do Tribunal serão avaliados por meio do Índice de Governança e Gestão (iGG). Trata-se de uma ferramenta utilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para acompanhar a governança e gestão dos órgãos da administração pública federal.
O indicador estabelece critérios objetivos para a avaliação, sendo composto de 80% pelo desempenho dos indicadores do Plano Estratégico do Tribunal e 20% pelos resultados de pesquisas de satisfação.
O Plano Estratégico é essencial para avaliar se a alta administração está seguindo as metas e diretrizes por estabelecer a missão e a visão da instituição. Além disso, o documento percorre pelo menos três gestões do TRT/MT.
Grande parte dos órgãos públicos responde ao IGG. Com isso, o TCU divulga o nível de maturidade de governança de cada órgão. Atualmente, dezenas de tribunais e instituições de ensino superior, além de várias organizações da administração pública, utilizam os levantamentos de iGG do TCU como referência para a implantação de práticas de gestão e governança.
Importância
O indicador será fundamental para a tomada de ações de aperfeiçoamento dos processos, controle e gestão. Com a aprovação do indicador, o Comitê de Governança e Estratégia reconhece a importância da avaliação de desempenho em todos os níveis gerenciais do Tribunal. É um sinal de avançado nível de maturidade da governança corporativa.
Trata-se de um indicador inovador no Poder Judiciário, que se alinha à política nacional de gestão da inovação estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Inovação
A adoção do novo indicador coloca o TRT/MT dentre os poucos órgãos públicos que possuem uma métrica de avaliação dos líderes da instituição. Por isso, o projeto foi cadastrado na plataforma da Rede de Inovação do Judiciário, o Renovajud.
Com a iniciativa, o TRT/MT reforça o compromisso com a excelência na gestão e governança, buscando sempre aprimorar os processos para melhor atender às demandas da sociedade e garantir a efetividade da justiça trabalhista.
(Comunicação Social)
Fonte: TRT – MT