Home Editorias Mato Grosso Desembargadora Adenir Carruesco é empossada presidente do TRT/MT


Desembargadora Adenir Carruesco é empossada presidente do TRT/MT

| Por

Os novos dirigentes da Justiça do Trabalho em Mato Grosso tomaram posse na sexta-feira (15), em solenidade que reuniu no plenário do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) dezenas de autoridades e membros do Executivo, Legislativo e do sistema de justiça, além de amigos e familiares. A desembargadora Adenir Carruesco assumiu o cargo de presidente e o desembargador Aguimar Peixoto, o de vice-presidente para o biênio 2024/2025. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do TRT no YouTube e pela TV Assembleia, emissora de sinal aberto.

Veja a galeria de imagens aqui

Veja reportagem de TV aqui

Eleitos pelo Tribunal Pleno em sessão administrativa realizada em 23 de outubro, os novos dirigentes sucedem a gestão dos desembargadores Paulo Barrionuevo, na Presidência, e João Carlos Ribeiro, na Vice-Presidência.

Ao se despedir do cargo que exerceu no biênio 2021/2022, Barrionuevo falou da gratidão a todos que contribuíram com a gestão do Tribunal, cujos desafios e avanços foram retratados em vídeo exibido durante o evento. “Saio da administração engrandecido pessoal e profissionalmente, com o sentimento de dever cumprido, em que pese minhas limitações, próprias do ser humano em aprendizado e em evolução”, afirmou, encerrando com votos de êxito para os novos administradores.

Já empossada presidente, a desembargadora Adenir Carruesco salientou a honra, desafio e alegria de assumir o TRT mato-grossense que, segundo ressaltou, tem o marco da diversidade. Ela destacou a missão e os desafios para os próximos dois anos, incluindo investimentos em tecnologia, ampliação da comunicação e diálogo com a sociedade, fomento da conciliação e avanço nas parcerias e ações sociais. “Nossa instituição possui um compromisso social com a diversidade e com a inclusão, o compromisso de afirmar o direito de todos de ser e de viver de forma diferente, um compromisso com a pluralidade”, enfatizou.

A trajetória pessoal da nova presidente foi ressaltada nos discursos das autoridades ao longo da cerimônia. Primeira desembargadora negra de carreira a presidir o TRT – anteriormente, entre 2001 e 2003, o Tribunal foi presidido pela desembargadora Leila Calvo, oriunda do Ministério Público do Trabalho – Adenir Carruesco também apontou a importância histórica da ocasião. “Nas páginas deste Tribunal escrevemos hoje mais uma página de progresso: escrevemos com a pluma da diversidade”.  Sobre os desafios para se alcançar um mundo mais igualitário, a nova presidente falou da importância de sonhar. “Eu sou uma pessoa que não se cansa de sonhar e eu sonho alto. Eu sonho o impossível, não fosse assim não estaria eu hoje aqui diante de vocês”, afirmou.

O momento histórico também foi mencionado pela presidente da OAB/MT, advogada Gisela Cardoso, que apontou o fato dos três tribunais no estado – Tribunal de Justiça (TJ), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e agora o TRT – estarem sob a liderança de magistradas mulheres: no TJ, a desembargadora Clarice Claudino da Silva e no TRE, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que estava presente na solenidade de posse dos novos dirigentes do TRT mato-grossense.

Novos Dirigentes

Na solenidade também foram empossados para o próximo biênio: desembargadora Beatriz Theodoro, nos cargos de ouvidora e ouvidora da mulher; desembargadora Eleonora Lacerda, diretora da Escola Judicial e vice-ouvidora; juíza Tatiana Pitombo, vice-ouvidora da mulher; e juiz Ivan Tessaro, vice-diretor da Escola Judicial. Os novos dirigentes entram em exercício em 1º de janeiro de 2024.

Presenças     

A solenidade contou com a presença do presidente do TRT de Sergipe (20ª Região), desembargador José Augusto do Nascimento, e dos representantes dos TRTs de Santa Catarina (12ª Região), desembargador José Ernesto Manzi; do Maranhão (16ª Região), desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior; e de Mato Grosso do Sul (24ª Região), desembargador Francisco das Chagas Lima Filho.

Também compareceram o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Danilo Vasconcelos, do Ministério Público Federal, procurador Ricardo Pael Ardenghi, o superintendente Regional do Trabalho, Amarildo de Oliveira, e o chefe da Procuradoria da União em Mato Grosso, Amaury Fernandes Filho.

A posse foi acompanhada ainda pela primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, pelas deputadas federais Coronel Fernanda e Gisela Simona e pelo superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Kellen  Nogueira. Dentre as entidades sindicais e associativas, destacam-se a presença da presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra23), juíza Dayna Lannes, e dos representantes da Associação Brasileira da Advocacia Trabalhista (Abrat), Karlla Patrícia Vidal, e da Associação dos Advogados Trabalhistas de Mato Grosso (Aatramat), Marcos Avallone.

(Aline Cubas)

Fotos: Lourival Castro

 
 

Fonte: TRT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here