Home Editorias Mato Grosso Ganhadores do Concurso Cultural dos 30 anos do TRT recebem premiação


Ganhadores do Concurso Cultural dos 30 anos do TRT recebem premiação

| Por

Uma economista, um historiador, uma jornalista, um servidor do Ministério Público do Trabalho e uma servidora recém-aposentada da Justiça do Trabalho estão entre os vencedores do Concurso Cultural do TRT-23. A iniciativa, que teve como objetivo promover a memória da instituição, fez parte das comemorações dos 30 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho em Mato Grosso.

A entrega da premiação foi realizada nesta segunda-feira (18) durante a sessão do Tribunal Pleno. Com prêmios de 7 mil reais para os primeiros colocados, o concurso selecionou os melhores trabalhos em três categorias: artigo científico, jornalismo audiovisual e fotografias/documentos históricos.

Formada em economista, a doutoranda Dandara Nascimento aproveitou seus conhecimentos para fazer uma análise dos dados do TRT disponíveis no portal Transparência. O resultado garantiu à pesquisadora o 2º lugar na categoria artigo científico com o trabalho ‘A evolução do TRT de Mato Grosso: uma análise exploratória a partir da Justiça em Números entre 2009 e 2021’. “Fiquei muito feliz com a colocação, especialmente por eu ser de fora da área do direito. Vi que tinha bastante dados disponíveis para serem trabalhados, analisados, e me concentrei nisso”, contou.

Antes do TRT

Outro ganhador nessa categoria foi o historiador Vitale Joanoni Neto, que analisou a importância da presença do TRT. Com o título “O longo caminho trilhado para a regulamentação do direito ao trabalho e os trinta anos de instalação do TRT da 23ª Região”, o artigo registra como a busca pelos direitos se dava antes da criação do Tribunal.  
“Eu busquei alguns documentos do início do século e outros que registram como era feito antes do Tribunal. Que essa busca por direito era muito mais complicada, mais difícil… Muito mais difícil!”, afirma o pesquisador, que há quase 40 anos é professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Um documento elaborado na década de 90 sobre as ações do Comitê Pró-Infância foi o vencedor da categoria “Fotografias e Documentos”. O relatório foi enviado pela servidora do TRT Isadora Ribeiro e traz, em detalhes e farto registro fotográfico, a atuação do Pró-Infância, entidade criada por servidores e magistrados da Justiça do Trabalho para atender crianças em situação de vulnerabilidade social.
Os registros mostram o antes e depois das creches beneficiadas pela entidade nos primeiros anos de atuação. Os recursos arrecadados eram destinados a pequenas reformas, aquisição de playgrounds, ventilador de teto, berços, entre outros itens necessários para o cuidado das crianças. Mostra ainda recortes de jornais que destacam as ações e fotos das campanhas de natal realizadas em 1996 e 1998, em Cuiabá.

O segundo colocado da categoria foi Marcelo Dantas, servidor do MPT, com uma foto do Tribunal Pleno do TRT mato-grossense. A imagem mostra em primeiro plano o microfone usado pelos desembargadores e, ao fundo, o trabalhador esculpido na parede. O ângulo da foto dá a impressão de que o microfone está próximo à boca do trabalhador, em uma referência à oportunidade de fala propiciada naquele ambiente.

Na categoria Jornalismo Audiovisual, a ganhadora foi a jornalista Fernanda Safira, do PNB online, com material produzido sobre a atuação do TRT mato-grossense no combate ao trabalho escravo no estado.

Premiação

Ao final da cerimônia de entrega dos certificados e prêmios, a desembargadora Eliney Veloso, coordenadora do Comitê de Documentação e Memória do TRT23, agradeceu a participação de todos e destacou a contribuição dos trabalhos para a preservação da história do Tribunal.

(Aline Cubas)

Confira a relação dos ganhadores:

Categoria Artigo Científico
 1º lugar – ARIEL ENGEL PESSO
2º lugar – DANDARA NASCIMENTO
3º lugar – VITALE JOANONI NETO
 
Categoria Fotografias e Documentos
1º lugar – ISADORA RIBEIRO CARDOSO
2º lugar – MARCELO DANTAS RIBEIRO
 
Categoria Jornalismo
Audiovisual 1º lugar – FERNANDA SAFIRA SOARES CAMPOS
 

Fonte: TRT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here