O vereador Júnior Mendonça (PT), presidente da Câmara de vereadores de Rondonópolis, apresentou durante a Sessão Ordinária Legislativa desta quarta-feira (6.12), uma indicação direcionada ao Governo Federal junto ao Ministério de Estado das Mulheres, reivindicando a instalação de uma ‘Casa da Mulher Brasileira’ em Rondonópolis.
De acordo com o documento apresentado pelo parlamentar e conforme o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Rondonópolis possui cerca de 50,27% de população feminina e lamentavelmente, foi o município com o maior número de homicídios contra mulheres (feminicídios), em 2022.
Ainda segundo o IBGE o primeiro semestre de 2023 em comparação com o ano passado teve um aumento considerável nos casos de lesão corporal envolvendo mulheres, que passou de 231 uma entre janeiro e junho de 2022, para 276 nesse primeiro semestre de 2023.
Frente a esses números assustadores é que o parlamentar, com o apoio incondicional da ex-deputada federal, Rosa Neide (PT), busca junto ao Ministério das Mulheres que tem como mandatária a Ministra Aparecida Gonçalves que já franquiou duas unidades da Casa da Mulher Brasileira para o Estado de Mato Grosso, uma delas vai funcionar em Cuiabá, e diante do empenho de Júnior Mendonça e da professora Rosa Neide, Rondonópolis também vai ser contemplada.
Na próxima semana Júnior Mendonça deve cumprir agenda no Ministério de Estado das Mulheres em Brasília, para alinhar os detalhes finais desta aquisição tão importante para Rondonópolis junto ao governo Lula.