A Secretaria Municipal de Cultura de Rondonópolis (Secult) abriu nesta terça-feira (7) a primeira exposição itinerante de história natural pré-histórica de Mato Grosso, no Museu Rosa Bororo.
A visitação está aberta de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e, das 13h às 17h até o dia 1º de Dezembro.
A exposição é o fruto de uma parceria da Secult com o Museu de História Natural de Mato Grosso que oportuniza uma fascinante viagem pelas eras geológicas do planeta, onde é possível conhecer um pouco das primeiras formas de vida da terra, e até alguns dos dinossauros que habitavam o Estado de Mato Grosso na região de Chapada dos Guimarães, como o Pycnonemossaurus Nevesi, um carnívoro ágil e brutal, e ainda o Titanossauro, o gigante herbívoro, que habitaram o estado em priscas eras, bem como poder conhecer os hábitos e costumes dos primeiros humanos a viver em nosso estado.
Segundo o secretário Pedro Augusto de Araújo, a exposição reúne informações e um acervo importante de fósseis que remontam a uma escala temporal bastante complexa que é a escala do tempo geológico da terra, começando pelas primeiras formas de vida que habitaram o nosso estado, passando pela era dos dinossauros, pela megafauna, chegando até o homem pré-histórico.
Nesse acervo o visitante terá a oportunidade de conhecer fósseis de alguns milhões de anos, bem como réplicas de fósseis em escala de 1:1 e 1:5, e ainda informações detalhadas apresentadas de forma sucinta e didática, com imagens ilustrativas de cada espécie.
Conforme o secretário, essa parceria com o projeto “Museu em Movimento” do MHNMT, oportuniza então que as crianças e jovens da rede municipal, estadual e particular tenham acesso à parte desse importante acervo de história natural do estado e enriqueçam seus conhecimentos históricos, científicos e cultural.
Ainda conforme o secretário, os diretores e coordenadores de escolas públicas e privadas que tiverem interesse em oportunizar uma visitação escolar de alunos, entrar em contato com a secretaria no horário comercial e agendar uma visita pelo telefone: 3411-5324.