Servidores da Secretaria de Infraestrutura fizeram capacitação para operar drones. O curso de uma semana foi com o instrutor e piloto aeroagrícola Cerrado Soluções Aéreas, Luiz Fernando Escobar. O encerramento contou com a presença da secretária da pasta Luana Alencar que destacou a importância da tecnologia na visita dos fiscais às obras.
Ao todo foram capacitados seis servidores para operar o equipamento disponível para o trabalho em campo. O objetivo é contar com mais tecnologia em todo o processo das obras desde a análise do solo até o final da medição.
Os equipamentos auxiliarão a equipe com fotos, vídeos, mapeamento 3D, curva de nível, entre outros. Também foi organizada a parte legal para os voos como cadastro dos pilotos na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e do drone.
Segundo Luana, o objetivo é ampliar as capacitações. Ela lembrou que somente um profissional da pasta era capacitado para operar. Já na próxima semana, mais profissionais podem operar drone, entre engenheiros, arquitetos, topógrafo e biólogo. “Já temos uma agenda de visita técnica para mais de 60 obras desta vez equipada com drone”, destacou.
O curso foi realizado no Complexo Educacional Padre Lothar, espaço que abriga a Unemat, para que os estudantes tivessem oportunidade de realizarem o que aprendiam na prática.