Profissionais do escritório Brasil Salomão e Matthes participam da 20ª Fenalaw 2023, maior feira e congresso jurídico da América Latina, que acontece entre os dias 25 e 27 de outubro.
Neste ano, a Fenalaw conta com 27 seminários que vão tratar de assuntos relevantes da área de gestão jurídica. Com nove salas de conteúdo, mais de 450 palestrantes, atrações inéditas e uma área de exposição com mais de 120 empresas e entidades, a proposta é apresentar as últimas novidades sobre tecnologia, gestão e inovação jurídica.
O advogado Rodrigo Forcenette, diretor executivo do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia e conselheiro da Fenalaw, é responsável pela coordenação, intervenção e mediação do painel “Impactos da Reforma Tributária”, na quinta-feira (26), a partir das 11h10. “Essa edição da Fenalaw tem a Reforma Tributária como um dos principais temas a serem debatidos por
profissionais especialistas que estão acompanhando a evolução dos assuntos para trazer as principais impressões e os pontos de cuidado que, certamente teremos que nos atentar para discutirmos e opinarmos sobre essa alteração profunda no nosso sistema tributário”, enfatiza Forcenette. O presidente do painel explica que serão analisados os principais tópicos da reforma em trâmite no Congresso Nacional. “A PEC 45 já foi aprovada na Câmara dos Deputados e, agora, segue em curso perante o Senado Federal, trazendo várias propostas de alteração, impactando os mais diversos setores”, acrescenta.
No mesmo painel, das 14h às 15h, outro sócio do escritório Brasil Salomão e Matthes, o tributarista Fabio Pallaretti Calcini, tratará do assunto “Regimes especiais e alíquotas específicas no projeto de Reforma Tributária”. “É sempre uma honra participar da maior feira jurídica da América Latina. Já tive a oportunidade de fazer outras apresentações e volto neste ano em um painel sobre Direito Tributário e Reforma do Sistema Tributário brasileiro, com foco nos regimes especiais de tributação”, apresenta o advogado. Ele explica que a reforma tributária congrega a extinção de vários tributos: ISS, ICMS, PIS, Cofins, IPI e a criação de dois tributos principais – CBS (Contribuição de Bens e Serviços e o imposto Seletivo). O advogado acrescenta que vai trazer informações pertinentes aos setores imobiliário, educacional e agronegócio, que terão uma tributação diferenciada. Ao lado do advogado estará Marcelo Geraldelli, controller da Coopercitrus.
O painel também reúne temas como “Efeitos da Reforma Tributária na Advocacia”, “Benefícios fiscais de ICMS e a Reforma Tributária”, “Contribuições sobre produtos primários e semi-elaborados”, “Imposto Seletivo e Zona Franca de Manaus”. O Centro de Convenções Frei Caneca fica na Rua Frei Caneca nº 569, no bairro Bela Vista.
Inovação e tecnologia
Além dos advogados, também participam da Fenalaw 2023, o gerente de TI do escritório jurídico, Frederico Zaccaro e Junior Ferdinando (Tree Inova Tecnologia Ltda), no dia 26 (quinta-feira), das 11h30 às 11h50 para uma apresentação do case “Brasil Salomão e Matthes: transformação digital, automação e inteligência de dados para o escritório jurídico”. A abordagem faz parte do Fenatalks que acontece no espaço aberto na área de exposição do evento.
Serviço
Fenalaw 2023
Data: 25 a 27 de outubro de 2023 | com destaque ao Painel “Impactos da Reforma Tributária”, presidido pelo advogado Rodrigo Forcenette e participação do advogado Fabio Pallaretti Calcini no dia 26 de outubro, a partir das 11h10.
Horários: Congresso – 9h às 18h | Feira – 10h às 19h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569 – Bela Vista)
Mais informações no site da Fenalaw.
Programação do Painel “Impactos da Reforma Tributária”
26/10/2023
11h10 às 12h10
Abertura pelo Presidente de Mesa
Rodrigo Forcenette, sócio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia
12h10 às 12h30
Tema: “Efeitos da Reforma Tributária na Advocacia”
Debatedores: Maria Rita Ferragut, sócia de Trench Rossi Watanabe
Renato Silveira, presidente do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo)
14h às 15h
Tema: “Regimes especiais e alíquotas específicas no projeto de Reforma Tributária”
Fabio Pallaretti Calcini, sócio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia
Marcelo Geraldelli, controller da Coopercitrus
15h às 16h
Tema: “Benefícios fiscais de ICMS e a Reforma Tributária”
Debatedores: Luciano Garcia Miguel, coordenador da Administração Tributária – Secretaria da Fazenda e Planejamento, Governo do Estado de São Paulo.
16h30 às 17h
Tema: “Contribuições sobre Produtos Primários e Semi-elaborados”
Ricieri Calixto, sócio e diretor tributário – Salamacha Advocacia
17h às 17H40
Tema: “Imposto Seletivo Imposto e Zona Franca de Manaus”
Vinicius Jucá, Tax Partner, Lefosse Advogados
17h40
Encerramento