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Escola Profª Sebastiana realiza projeto de leitura e escrita

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Assessoria

O Fantástico Mundo da leitura. Esse é o título do primeiro projeto de leitura e escrita realizado pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Sebastiana R. de Souza, objetivando incentivar o hábito de ler e escrever, bem como desenvolver atividades em parceria com as famílias.

O projeto iniciado no primeiro semestre deste ano teve a sua “culminância” no último dia 3, com a apresentação para a comunidade escolar dos projetos trabalhados e vivenciados em sala de aula pelos professores com os alunos.

Para a realização da “culminância” do projeto, a escola foi toda decorada pelos professores, alunos e outros funcionários para que o ambiente ficasse o mais agradável possível para receber os convidados.

“Enquanto Equipe Gestora, consideramos este dia grandioso por ter sido a Culminância do 1º Projeto desta unidade com resultados que elevaram aprendizagem dos nossos alunos em ralação à leitura, interpretação e produção textual”, avaliou a diretora Sueli de Oliveira Souza, destacando também como ponto alto a participação efetiva da comunidade escolar no evento.

“Houve muita interação dos visitantes com os trabalhos apresentados pelos alunos, demostrando apoio aos estudantes e satisfação em relação ao trabalho realizado”, completou a diretora.

O projeto iniciou no 1º semestre deste ano. Sueli ressaltou que os estudantes participaram de toda a construção, indo desde a escolha do nome do projeto, através de votação, até a culminância, que ocorreu por meio de apresentações informativas, jornalísticas, poéticas, musicais com a utilização de Libras, danças entre outras.

“No decorrer deste processo os professores foram orientados, pela equipe gestora, a trabalharem com gêneros textuais contemplados pela Diretriz Curricular Municipal, nos diferentes anos de escolaridade”, informou a diretora.

Observou também que, inicialmente, os professores trabalharam em sala de aula os conceitos e as características de cada gênero, a fim de que os alunos saibam reconhecer, diferenciar e compreender sua função.

Além da leitura, foram realizadas atividades para estimular a criatividade, originalidade, interpretação, composição poética/musical, escrita e reescrita de textos, oralidade e apresentação em público.

Os gêneros textuais trabalhados em sala de aula com os alunos foram: receitas, contos infantis, poesias, diários, fábulas, conto dos Ipês, contos de suspense e assombração, notícias e reportagens.

“O trabalho priorizou os traços comunicativos, contextuais e sociais que influenciam a organização, ritmo, entonação e gestualidade de cada gênero estudado”, salientou Sueli.

Ao longo do ano, os alunos foram estimulados pelos professores a produzirem poemas, poesias, músicas, confecção de cartazes com desenhos livres a punho, criação de cadernos com suas biografias, diários, fábulas, murais com ipês e outros.

“É importante ressaltar que tivemos a participação ativa da professora intérprete de libras trabalhando com a língua de sinais, envolvendo os alunos do 2º ano na apresentação musical em libras. Contamos com as professoras do Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) trabalhando contos inclusivos”, destacou Oliveira.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

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