Existem coisas que são muito particulares da política, dentre elas, o que faz um bom político é a capacidade de articulação e de construir um ambiente positivo no seu entorno. E essas são duas características muito fortes no presidente da Câmara de Rondonópolis Junior Mendonça (PT).
Antes da sua eleição para presidir a mesa diretora no legislativo local, Mendonça era visto com certa desconfiança por uma boa parcela que atua nos bastidores da política municipal e foi bastante criticado por uma grande parte da população que fez um julgamento por questões notadamente ideológica. Com a eleição presidencial ainda viva na memória dos eleitores, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fizeram uma campanha dura nas redes sociais na expectativa de barrar que o petista vencesse o pleito.
Como diria a música da dupla Gian e Geovani, “O tempo passou e sofri calado”, Junior Mendonça logo nos primeiros meses como presidente, se mostrou muito hábil na condução dos trabalhos com todos vereador e pra surpresa dos críticos de outrora, trouxe todas as instituições da sociedade organizada para debater suas demandas e se colocou como parceiro de cada uma, inclusive de entidades que são em sua maioria absoluta bolsonaristas que passaram a ver o petista como um político democrático, acessível e preocupado com o desenvolvimento da cidade.
Com o governo Lula começando a mostrar que traria segurança para a “Faria Lima” continuar como os investimentos e devolvendo o pobre para o orçamento com políticas públicas que buscam melhorar a qualidade de vida dos menos favorecidos, como foi nos outros dois mandatos do presidente Lula (2002 a 2008), Junior Mendonça se tornou a figura mais próxima do governo federal, com ligação muito estreita com Brasília, inclusive articulando o desbravamento da liberação para o término do bairro Celina Bezerra que se arrasta por quase uma década.
Se não bastasse toda essa capacidade política, Junior Mendonça que é um advogado muito conceituado em Rondonópolis, consegue com seu jeito simples de se comunicar e firmeza para cumprir os compromissos, conseguiu promover diálogo na busca de soluções para diversos problemas que em outros momentos pareciam intransponíveis, como o embate entre a Santa Casa e o prefeito Zé do Pátio.
Com interlocução em todos os grupos, a Câmara de vereadores sob a liderança de Mendonça, se faz presente em todo o canto da cidade, com as sessões do ônibus itinerante e das diversas homenagens prestadas à centenas de cidadãos e entidades, Júnior Mendonça vai construindo sua história alicerçada no diálogo e muito trabalho.
Pelo saldo positivo dessa quase metade no mandato, Júnior Mendonça já se destaca como uma nova e pragmática liderança política que surge no cenário de Rondonópolis, já é possível colocar Mendonça no tabuleiro de maior importância na cena política, que, nas próximas eleições e pela necessidade do partido dos trabalhadores nas próximas eleições gerais, não é exagero pensar que Junior Mendonça poderá se tornar um nome na disputa para a Assembleia Legislativa em 2026, estamos de olho.