O Hospital São Luiz, do município de Cáceres, recebe nesta quarta-feira (03.12) o título de Hospital Amigo da Criança. A entrega do credenciamento será realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, por meio da Área Técnica Saúde da Mulher e da Criança. A cerimônia será realizada pela manhã, nas dependências do hospital.
Com mais essa conquista, Mato Grosso passa a contar com dois hospitais com a titulação, sendo o Hospital São Luiz (Cáceres) o primeiro da região oeste mato-grossense a ser credenciado. O Hospital Santa Helena, em Cuiabá, também obtém o título de Hospital Amigo da Criança.
A gerente de monitoramento e avaliação da SES e Formadora e Avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC, Aline Regia Ferreira, explica que após visita e avaliação global feita pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Área Técnica Saúde da Mulher e da Criança, o Hospital São Luiz foi considerado apto a receber o título. “O Hospital foi preparado, nos últimos dois anos, para receber o título de Hospital Amigo da Criança, que só foi obtido após a avaliação do Ministério da Saúde que verificou se o hospital possui todos os requisitos necessários”, explica.
De acordo com ela, o credenciamento como Hospital Amigo da Criança se dá quando a unidade de saúde mobiliza seus profissionais e muda a concepção de tratamento à mãe e ao bebê, desenvolvendo com êxito os Dez Passos para o sucesso da amamentação. “O objetivo da iniciativa é a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno”.
Estarão presentes na solenidade o secretário adjunto de Serviços e Saúde, Werley Peres, representantes da coordenadoria Nacional de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, membros da diretoria do Hospital São Luiz (Cáceres) e técnicos da Área Técnica Saúde da Mulher e da Criança da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Hospital Amigo da Criança
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na Itália, quando representantes de vários países se reuniram para estabelecer ações que resgatassem a prática da amamentação, diminuindo assim as altas taxas de mortalidade infantil, para promover, proteger e apoiar a amamentação.
Foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992 e desde então, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, tem capacitado profissionais de saúde, realizado avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento dos hospitais. Já são mais de 20 mil hospitais credenciados na iniciativa em todo o mundo. No Brasil há 336 Hospitais Amigos da Criança.
Fonte: Governo MT – MT