O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso Orlando de Almeida Perri participou de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, na tarde dessa segunda-feira (2 de outubro), para discutir políticas públicas voltadas para a população idosa. Na ocasião foram abordadas questões relacionadas aos maus-tratos e outros crimes contra os idosos, bem como a discussão sobre o direito de envelhecer com dignidade.
Durante a audiência, o desembargador enfatizou a urgência de agir diante do envelhecimento acelerado da população. Ele citou que o número de idosos no Brasil atingiu 30 milhões e, até 2050, estima-se que esse número alcance 60 milhões, resultando em uma proporção preocupante de 170 idosos para cada 100 jovens.
“É algo para se preocupar e temos que começar a trabalhar agora. Quando se fala em políticas públicas se fala também em recursos, em canalizar meios para se chegar até esses idosos”.
O desembargador alertou para a falta de infraestrutura adequada para os idosos no Estado de Mato Grosso, mencionando que em Cuiabá, por exemplo, apenas o Abrigo Bom Jesus atende aos idosos, enquanto muitos municípios não possuem nenhum abrigo público para essa população.
Diante desse cenário, o desembargador ressaltou a necessidade urgente de políticas públicas direcionadas, especialmente à construção de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), abrigos para receber pessoas com 60 anos ou mais com suporte para aqueles com ou sem apoio familiar, garantindo liberdade, dignidade e cidadania.
Nas discussões os participantes pontuaram a importância da destinação de recursos e o desenvolvimento de estratégias para assegurar que os idosos possam envelhecer com dignidade e segurança.
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br